Em dia de muito esporte radical, Corumbá imuniza suas crianças contra a pólio

O sábado está sendo especial em Corumbá. Além de celebrar a Proclamação da República, ocorrido em 15 de novembro de 1889, a cidade está recebendo a maior competição de esportes radicais do Mato Grosso do Sul, o Pantanal Extremo, e ainda está imunizando suas crianças contra doenças como a paralisia infantil e o sarampo. É o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de seguimento contra o sarampo.

 

A imunização foi aberta no dia 04 de novembro na cidade e, neste sábado está com 18 postos abertos para imunizar 8.032 crianças com idade entre seis meses a quatro anos, 11 meses e 20 dias, contra a poliomielite, e 7.115 crianças de 12 meses a menores de cinco anos contra o sarampo ou tríplice viral. Estão envolvidos na campanha 250 profissionais da Secretaria de Saúde.

 

A abertura foi feita pelo prefeito Paulo Duarte na Unidade de Saúde Luís Fragelli, recentemente inaugurada por ele no Bairro Universitário. E quem recebeu a primeira dose foi a pequena Maria Elisa, de quatro anos. Também no mesmo local, o prefeito aplicou doses da vacina contra a pólio nos irmãos Pedro Henrique e Thaviny Toledo.

 

“É importantíssimo os pais levarem as crianças às unidades de saúde para receber a vacina contra a poliomielite e também contra o sarampo, para que fiquem imunes destas duas doenças. E se estiver com o calendário desatualizado, é importante tomarem também as outras vacinas”, afirmou Duarte, lembrando que, imunizadas, as crianças crescem fortes, sadias e, no futuro, “serão elas que irão representar Corumbá no Pantanal Extremo”, previu.

 

A secretária de Saúde, Dinaci Ranzi acompanhou o prefeito, inclusive na visita que fez à Unidade Padre Ernesto Sassida, em seguida. Dinaci também destacou a importância da vacina para as crianças e que tudo está sendo feito para que a meta seja atingida até o final da próxima semana. “A campanha vai até o dia 28, mas pretendemos atingir a meta na próxima semana, com uma intensa campanha que as nossas equipes estão realizando”, explicou.

 

Somente hoje, a vacinação acontece em 18 unidades: Ênio Cunha II, no Bairro Dom Bosco; Padre Ernesto Sassida, no bairro Dom Bosco; Ênio Cunha I, na Cervejaria; Popular Velha, no Bairro da Popular Velha; Fernando Moutinho, no Cristo Redentor; Kadwéus, no Kadwéus; Dr. Humberto Pereira, no Nossa Senhora de Fátima; Breno de Medeiros, na Popular Nova; no Centro de Saúde da Ladeira, na Ladeira Cunha e Cruz.

 

Estão atendendo também as unidades Pedro Paulo I e Pedro Paulo II, no centro da cidade; Luís Fragelli, no Universitário; Gastão de Oliveira, no Maria Leite; Vitória Régia, no Vitória Régia; Paulo Maisato, na Nova Corumbá; São Bartolomeu, no Guarani; Aeroporto, no Aeroporto, e Beira Rio, no bairro Beira Rio.

 

A partir de segunda-feira, as doses estarão disponibilizadas nas unidades de saúde Ênio Cunha II, Padre Ernesto Sassida, Ênio Cunha I, Popular Velha, Fernando Moutinho, Kadwéus, Dr. Humberto Pereira, Breno de Medeiros e no Centro de Saúde da Ladeira.