Com foco em público infanto-juvenil, ato evidencia prevenção ao câncer

Corumbá que, nos últimos, meses, já vinha ressaltando a importância da prevenção do câncer ao realizar as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, encampa agora, mais uma ação de combate à doença. Desta vez, o alvo é o público infanto-juvenil no qual o câncer é considerado a primeira causa morte na faixa etária de 1 a 19 anos.

 

Para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce em crianças e adolescentes, a Prefeitura Municipal de Corumbá em parceira com o Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos realizou um ato na manhã deste domingo, 23 de novembro.

 

O ato antecipa à chegada de uma carreta do Hospital para a realização de exames que permitem detectar a doença no público-alvo da campanha. Entre os dias 1º e 05 de dezembro, a instituição estará com uma estrutura móvel na cidade, além de equipe de profissionais, visando realização de exames para diagnóstico.

 

“Falamos das mulheres, falamos dos homens e, agora, são as crianças o foco. Com esse apoio profissional, muito importante que é do Hospital de Barretos poderemos oferecer esse atendimento”, disse a vice-prefeita, Márcia Rolon que destacou ainda.

 

“Esse manifesto, além de divulgar a presença da carreta serve, especialmente, para alertar todos os pais para a prevenção em seus filhos. É a atenção nas crianças e adolescentes, pois sabe-se que a detecção do câncer em crianças é mais difícil e necessita de profissionais especializados na área”, disse.

 

Segundo a literatura especializada, cerca de 70% dos casos de câncer infanto-juvenil podem ser curados, desde que recebam diagnóstico precoce e preciso, bem como, tratamento adequado.

 

O calendário de visita da carreta será brevemente divulgado, já que a estrutura foi programada para três visitas em períodos distintos à cidade. Para mais detalhes sobre o serviço que será prestado no início do dezembro, o cidadão pode procurar a Casa da Cidadania, ligada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, ou às unidades de saúde do município.

 

A parceria com o Hospital do Câncer de Barretos vai permitir também a capacitação de um médico pediatra da Rede Pública de Saúde local, para que ele passe a desenvolver um trabalho na cidade, visando o diagnóstico precoce do Câncer infanto-juvenil. A capacitação será em 2015.