CineSesc apresenta mostra do cineasta alemão Max Ophuls em Corumbá

A partir desta terça-feira, 04, o Sesc Corumbá recebe a mostra Max Ophuls, que integra a programação do CineSesc para esta semana. As exibições começam às 19h30 e seguem até quinta-feira. A entrada é gratuita e a classificação é 10 anos.

 

Nascido no dia 6 de maio de 1902, em Saarbrücken na Alemanha, Max Ophuls dirigiu cerca de 30 filmes e é considerado um importante estilista e mestre do cinema. Entrou para a história como o cineasta da valsa, porque se destacou entre os diretores nos movimentos com a câmera, usados para criar um bailado com (e em torno) de seus personagens.

 

Max Ophuls foi jornalista durante a 1ª. Guerra Mundial e depois tornou-se francês por adoção. Estreou no teatro em 1919 como ator para depois se desenvolver como diretor, encenando desde o teatro clássico até a opereta.

 

No cinema, começou como assistente de Anatole Litvak, em 1930, ano em que realizou seu primeiro filme. O primeiro sucesso só veio com “Uma História de Amor”, realizado na Alemanha com o título de Libelei, em 1932. Neste filme, seu estilo elegante e refinado já se definia na adaptação de Arthur Schnitzler, em quem Ophuls mais tarde se inspiraria para criar um dos seus mais importantes filmes, “Conflitos de Amor” em 1950.

 

Confira a Programação:

 

04/11 – CARTA DE UMA DESCONHECIDA – 86 min | Estados Unidos | 1947 – Sinopse: Na Viena do século 19, a jovem e tímida Lisa se apaixona por Stefan, pianista famoso e mulherengo. Anos depois, já adulta, ela se entrega a ele. Logo em seguida, o músico parte em turnê sem saber que havia engravidado Lisa.

 

05/11 – NA TEIA DO DESTINO – 80 min | Estados Unidos | 1949 – Sinopse: Após a morte acidental do amante indesejável de sua filha, Lucia Harper (Joan Bennett) esconde o corpo para proteger sua família. Após um tempo, o parceiro do morto (James Mason) aparece e começa a chantageá-la. O conforto e a segurança de seu mundo está em perigo, logo tudo começa a desmoronar.

 

06/11 – DESEJOS PROIBIDOS – 105 min | França/Itália | 1952 – No início do século 20, em Paris, Louise, mulher de general vende os brincos que ele lhe dera para pagar uma dívida de jogo. Quando o marido descobre, ele compra as joias de volta e as dá para sua amante, Lola. Depois disso, Louise acaba descobrindo o amor e torna-se menos frívola.

 

08/11 – LOLA MONTES – 115 min | França/Alemanha | 1955 – Num circo decadente, a cortesã Lola Montes (1820-1861) estrela um espetáculo sobre a sua vida de aventuras, marcada pelos romances com o compositor Franz Liszt e o rei Ludwig I da Baviera. Por meio de flashbacks, entramos no universo de memórias dessa fascinante e melancólica personagem.

 

O Sesc Corumbá está na Rua Domingos Sahib, 570, Porto Geral. Informações (67) 3232-3130 (67) 3231-5938.