Atleta do Botafogo vence maratona aquática no Pantanal Extremo

Daniel Acosta Catelan, 21 anos, atleta do Botafogo do Rio de Janeiro, conquistou neste domingo, 16, a Maratona Aquática Profissional do Pantanal Extremo – Jogos de Aventura, disputado nas águas do Rio Paraguai, distância de cinco mil metros. No feminino, a grande campeã foi Fernanda Silva, 22 anos, de Campo Grande.

 

A prova foi disputada por 88 atletas e o percurso incluiu a Baia do Tamengo, no Parque Marina Gattass, até a prainha do Porto Geral, já no Rio Paraguai. No masculino, Daniel, que é de Campo Grande e já conquistou duas vezes a travessia do Rio Paraguai (2008 e 2011), travou uma luta com o segundo colocado, o também campo-grandense André Cunha que, hoje, compete pela equipe de São Carlos, São Paulo.

 

Ainda cansado, o hoje nadador do Botafogo, afirmou que a maior dificuldade encontrada foi no momento em que ganhou as águas do Rio Paraguai. “Estava muito quente e senti a diferença”, disse ele, ressaltando que a água da baia, diferente de 2013, estava mais fria. “No mais foi uma prova tranquila”, destacou, ressaltando que já conhecia a região da época em que nadou aqui, antes de se mudar para o Rio de Janeiro.

 

O segundo colocado, André Cunha, 31 anos, disse que a prova foi tranquila, apesar “da água bastante quente do Rio Paraguai, que dificulta e desgasta muito”. Acostumado a competições de longa distância (compete em provas de 40 e até 60 quilômetros), André disse que foi tranquilo.

 

No feminino a primeira atleta a cumprir os cinco mil quilômetros foi a campo-grandense Fernanda Silva. Ela afirmou que a prova foi tranquila e que o trecho percorrido “dá mais medo” e que não teve dificuldades em cumprir. “É preciso ter cuidado. Tem muito camalote descendo o rio e a correnteza é forte. Se não prestar atenção vai para o canal e, aí, fica difícil”. Em relação à temperatura da água, disse ter gostado.

 

O presidente da Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul, Jefferson dos Santos Borges, acompanhou a prova e no final, durante a premiação, informou que, para a terceira edição do Pantanal Extremo, em 2015, vai incluir a maratona aquática como uma das etapas do Campeonato Brasileiro em Corumbá.

 

Resultados

 

No masculino, os cinco primeiros colocados foram Daniel Acosta Catelan em primeiro; André Luiz Barbosa Nunes da Cunha em egundo; Caio Fernandes Leite França em terceiro; Anderson Viana Gonçalves em quarto, e André Silva Esquivel em quinto.

 

No feminino, a campeã foi Fernanda Ferreira da Silva, seguida por Giovana Ferreira Yamashita Souto, Maria Emília Moises Silvestre em terceiro, Victória Beatriz Borges Vilela em quarto, e Bárbara Aparecida Almeida Cordeiro em quinto.