A bem da verdade

A Prefeitura de Corumbá vem por meio desta nota, esclarecer à população, e também aos trabalhadores em saúde da rede pública do Município, que a reportagem veiculada terça-feira, 11, pela TV Morena, mais uma vez não retrata a realidade divulgada.

 

A reportagem mostrou uma família cuja filha é atendida pelo  Programa Melhor em Casa, mantido, coordenado e idealizado pela Prefeitura Municipal, porém em nenhum momento a reportagem citou que esse programa é desenvolvido pelos servidores da Secretaria de Saúde de Corumbá.

 

O que é pior: a reportagem atribuiu a uma outra entidade a realização de todos os atendimentos à família, inclusive médicos e de fisioterapia, não levando em conta que o Município arca, até o momento, com todas as despesas de atendimento das famílias cadastradas no Programa Melhor em Casa.

 

Mais uma vez o jornalismo da TV Morena, por desconhecimento ou inabilidade para buscar informações corretas, divulga para a população corumbaense informações distorcidas ou mesmo erradas e, deliberadamente, se esquece de que muito tem sido feito em benefício de toda a comunidade, ressaltando apenas fatos negativos relacionados à administração municipal e omitindo fatores positivos como o exemplificado nesta nota.

 

O Programa Melhor em Casa atende pessoas com necessidades de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. Essas pessoas e suas famílias têm assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos e humanizados, seguindo todas as exigências do Ministério da Saúde.

 

O atendimento é feito por equipes multidisciplinares formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, além de nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, todos da Rede Pública de Saúde do Município.

 

O Programa, que está em fase final de credenciamento junto ao Ministério da Saúde, atende atualmente 17 famílias, inclusive a que foi mostrada como exemplo na reportagem da TV Morena. Será ampliado e poderá atender até 60 famílias.

 

Levando em consideração esses fatores, a Prefeitura de Corumbá reforça que continuará, a bem da verdade, estabelecendo o contraponto às notícias inverídicas ou deturpadas eventualmente divulgadas pelo jornalismo da TV Morena local que, quando assim procede, ignora o trabalho realizado pelos servidores públicos municipais e esquecendo-se que existem, além do Município, outras duas esferas do Poder Público – o Estadual e o Federal – que também devem ser cobrados.

 

E para esclarecer melhor sobre as ações do Programa Melhor em Casa, será convocada uma coletiva de imprensa na próxima terça-feira, às 08 horas, para que todos os pontos a respeito do programa sejam explicados em seus mínimos detalhes.