Prefeitura realiza o 1º “Soletrando e Aprendendo” com alunos da Reme

Alunos das escolas integrais e de jornada ampliada da Rede Municipal de Ensino ( Reme), participaram do 1º “Soletrando e Aprendendo”, um concurso no qual as regras ortográficas são trabalhadas de maneira divertida, dinâmica e competitiva. A atividade aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17, no prédio da UFMS ( antiga alfandega), no Porto Geral de Corumbá.

 

Reunindo estudantes de 4ª à 9ª série, a atividade permitiu que alunos competissem para saber quem soletra corretamente, de acordo com a norma ortográfica vigente no Brasil. “É uma disputa saudável, objetivando a formação de cidadãos capazes de comunicar-se de maneira efetiva em todos os setores da sociedade”, comentou uma das juradas, Rosangela Villa da Silva.

 

Para o prefeito Paulo Duarte, que acompanhou a competição, a atividade facilita a comunicação e forma base para o próprio processo de aprendizagem. “Eu nunca fui o melhor aluno da classe e sempre sentei no fundão da sala. Mas, se tem uma matéria que eu sempre gostei e me ajudou muito, foi a língua portuguesa. Sempre fui apaixonado pela leitura”, comentou o prefeito.

 

Duarte revelou que a “a leitura permite viajar sem sair do lugar, além de te proporcionar uma boa escrita”. No contato com os alunos, o prefeito compartilhou que a prova que ele mais se destacou no vestibular, foi a de redação, e finalizou parabenizando os alunos pela competição. “Eu fico muito feliz em ver Corumbá nesse ritmo, e saber que o aprendizado tem ido além das salas de aula. A melhor coisa que podemos ter na nossa vida é o conhecimento”, completou.

 

Feliz com o desempenho dos alunos, a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, elogiou osestudantes diendo que eles “arrasaram e merecem todo esse sucesso, pois se dedicaram e estudaram bastante”. “Eu, como amante da leitura e da boa escrita, digo que esse aprendizado vocês levarão para o resto da vida de vocês”, completou Roseane.

 

Competição

 

Dividido em três categorias, a competição foi composta por três rodadas, formadas por sete alunos cada uma (totalizando a participação dos 21 estudantes finalistas, que foram previamente selecionados nas etapas anteriores). Na etapa que envolveu alunos de 4ª e 5ª série, o primeiro lugar ficou com Pedro Paulo Vitorio Lima, da escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros. O segundo colocado foi Edson Pereira Coelho Junior, da escola Municipal Experimental de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues e o terceiro foi Renan Carlos de Lima, que representou a escola Municipal Rachid Bardauil.

 

Na categoria dois, que envolveu alunos de 6ª e 7ª série,  o primeiro lugar ficou com João Victor Amorim Brito, da escola Municipal Almirante Tamandaré, o segundo com Ester do Nascimento, da escola Municipal Experimental de Educação Integral luiz Feitosa Rodrigues e o terceiro lugar com Rafaela Camily Neves, da escola Pedro Paulo de Medeiros.

 

Na categoria três, com alunos da 8ª e 9ª série, o primeiro lugar ficou com Julinice Vigabriel da Silva, que representou a escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, o segundo lugar ficou com Emmanuelle Cristina, da escola Municipal Cyriaco Félix de Toledo e o terceiro lugar com João Fernandes Magalhães, da escola Municipal Experimental de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues.