Prefeitura entrega 3ª unidade de saúde que atenderá mais de 4 mil pessoas

A comunidade do bairro Universitário recebeu na manhã desta quinta-feira, 02 de outubro, a mais nova Unidade de Saúde Básica da cidade, pelas mãos do prefeito Paulo Duarte. Denominada de Luís Fragelli, a unidade deverá atender mais de 1100 famílias, contemplando um total que ultrapassa 4 mil e 200 pessoas.

 

Localizado na esquina da avenida Rio Branco com a rua Aquidauna, o mais novo espaço de saúde conta com uma sala de recepção, uma sala de vacina, uma sala de triagem, um consultório odontológico, uma sala de coordenação, um consultório médico, uma sala de preventivos, uma sala de procedimentos, uma sala de curativos, um expurgo, banheiros com acessibilidade e banheiro para os funcionários.

 

Para a presidente da Associação de Moradores do bairro Universitária, Reginalda Mendes Vera, a unidade Luis Fragelli proporciona o acesso mais fácil e direto aos serviços de saúde que garantam o bem-estar da população da região.

 

“Graças a Deus concretizamos um sonho. Teve época passada que cogitaram passar esse atendimento para o bairro Maria Leite, mas a gente não tinha condições de ir lá. Agora facilita tudo para gente cuidar da saúde, nos sentimos amparados, protegidos com esse posto bem perto de nós”, comentou a líder comunitária.

 

Assim como tem sido a postura do prefeito Paulo Duarte, além da estrutura física, os equipamentos públicos que vem sendo inaugurados já se encontram em pleno funcionamento com equipes de profissionais capacitados. Na unidade de saúde básica José Fragelli, a população tem à diposição os serviços de um médico, uma enfermeira, um cirurgião-dentista, um auxiliar de saúde bucal, dois técnicos em enfermagem e sete agentes comunitários de saúde.

 

O prefeito Paulo Duarte fez o descerramento da placa inaugural e conheceu as dependências da unidade que já se encontrava em pleno funcionamento. O chefe do Executivo lembrou os investimentos que a Prefeitura vem fazendo na área da Saúde distribuídos por vários pontos da cidade.

 

“Estamos entregando a terceira nova unidade de saúde. Entregamos a Padre Ernesto Sassida, no bairro Dom Bosco; a Humberto Pereira, no Nossa Senhora de Fátima; e hoje, aqui, no Universitário, com a José Fragelli. Esse nova unidade fortalece o sistema de saúde, pois não é apenas um prédio, mas traz a contratação de equipes de profissionais. Além das instalações dignas para receber a população, temos equipes capacitadas para receber e atender as pessoas”, disse.

 

Duarte ressaltou também a nova postura dentro dos serviços de saúde do município, que, agora, conta com um serviço terceirizado para a limpeza e conservação desses espaços.

 

“É a única Secretaria (Saúde) que tem esse serviço terceirizado devido à importância que tem ter um ambiente higiênico, limpo, então fizemos esse investimento pensando não apenas nos usuários, mas também nos funcionários. Estamos cuidando da Saúde com toda atenção.

 

Reforçando a rede

 

O prefeito ainda anunciou que Corumbá terá mais um pronto-socorro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro Guató, parte alta da cidade, até início do próximo ano, sem contanto deixar de investir na melhoria da atual unidade central.

 

“A cidade cresceu, tem 236 anos e apenas um pronto-socorro. Uma cidade que cresceu e atende ainda Ladário e Bolívia. Vamos entrar janeiro de 2015 com novo pronto-socorro funcionando e não desativar o antigo que será reformado. Estamos investindo naquilo que é importante e nada mais importante do que a Saúde”, avisou.

 

Após a inauguração da Unidade Básica de Saúde José Fragelli, o prefeito seguiu para a entrega de uniformes e mobiliários à unidade do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Corumbá.