Pacientes da Oncologia são recebidos com café da manhã especial

Uma mesa farta com alimentos saudáveis indicados a um bom café da manhã e muita cor rosa fizeram desta quarta-feira, 08 de outubro, um dia diferente na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Corumbá (Unacon). O Café da Manhã reuniu pacientes e familiares num momento de confraternização e união na luta contra o câncer que é marcada, mundialmente, neste mês de outubro com a campanha Outubro Rosa.

 

Cada detalhe foi cuidado pela equipe da Unacon que, atualmente, é formada por médicos, enfermeiros, psicólogas, assistentes sociais, fisioterapeutas e farmacêuticos. Essa diversidade de profissionais é necessária, segundo Dinaci Ranzi, secretária municipal de Saúde, pois o câncer é uma doença que atinge não apenas o paciente.

 

“O tratamento do câncer não pode ficar restrito à doença em si. O paciente de câncer precisa ser tratado na sua integralidade e a constituição dessa equipe que o doutor Cristiano Xavier construiu aqui na Santa Casa vem ao encontro com essa real necessidade de qualificar o atendimento na integralidade, onde uma equipe multidisciplinar participa do cuidado com o paciente. Eles se reúnem e estudam o caso de cada paciente e qual seria o melhor tratamento, de que forma cuidar e a intenção dessa equipe não é cuidar somente do doente, mas da família também porque ela também fica fragilizada e precisa de orientação e cuidado”, avaliou a gestora da saúde do município.

 

O município, hoje, só não possui o tratamento de radioterapia, cujos pacientes são encaminhados até a Capital, Campo Grande, por condução fornecida pela Prefeitura Municipal de Corumbá.  Os pacientes contam como atendimento ambulatorial, diagnósticos do câncer, cirurgias oncológicas e tratamento em quimioterapia, todos esses serviços oferecidos através do SUS (Sistema Único de Saúde).

 

“A intenção é que cada vez mais a gente pode oferecer essa atenção integral ao pacientes. A fim de cada dia a gente possa prevenir mais a doença e avançar na qualidade de vida da população de Corumbá, esse é o compromisso da Prefeitura de Corumbá que tem como slogan “Cuidar bem da cidade, cuidar bem das pessoas”, sobretudo”, explicou Ranzi que adiantou negociação para nova especialidade médica no setor.

 

“Estamos com conversas adiantadas com um mastologista. Então, se tudo der certo, logo poderemos contar com mais esse profissional aqui na oncologia da cidade”, comentou a secretária.

 

A programação do Outubro Rosa segue com caminhada, audiência pública e missa ao longo dos próximos dias. “Outubro Rosa é um mês de símbolo, mas a saúde é o ano inteiro”, finalizou Dinaci.