No Centro Popular, formatura comemora Dia do Guarda Municipal

Corumbá celebra nesta sexta-feira, 10 de outubro, o Dia do Guarda Municipal. A data, estipulada pela Lei número 2.405, de junho de 2014, foi comemorada nesta manhã pela Prefeitura de Corumbá no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató e reuniu grande parte do efetivo da entidade, hoje formado por 237 servidores públicos.

 

 “O trabalho da Guarda Municipal é fundamental para toda a cidade. Por isso queremos valorizar cada dia mais essa atuação e fazer com que a população também reconheça e respeite a importância de vocês para nosso município”, afirmou o prefeito Paulo Duarte. A valorização da categoria, continuou o prefeito, passa pela capacitação dos profissionais, estruturação da Guarda Municipal e pela melhoria nas condições de trabalho.

 

“Quando criamos a Coordenadora Municipal de Segurança Pública buscamos integrar todas as forças Federais, Estaduais e Municipais que atuam na região. Segurança é fundamental e importante para o País, principalmente em uma cidade de fronteira como a nossa”, complementou Paulo Duarte.

 

Fernando Lucena, coordenador municipal de Segurança de Corumbá, também destacou a atuação da Guarda Municipal e lembrou que a entidade, uma das mais antigas do Brasil, ainda tem muito a se desenvolver. “Assim como um jovem de 25 anos idade tem muito a aprender e fazer, a GM de Corumbá também tem. E vocês estão aprendendo cada dia mais e fazendo muito pela nossa população”.

 

A Guarda Municipal de Corumbá foi criada pela Lei 1.068, de janeiro de 1990. “A Guarda vem a cada dia mais buscando melhorar e ampliar sua presença junto à sociedade corumbaense. Temos, sobretudo, um papel muito importante de orientação. A nossa maior arma, e não podemos nos esquecer disso, é a palavra, o diálogo, a conversa”, lembrou o comandante da GM, Danilo Vargas Júnior.

 

A Guarda Municipal é uma corporação operacional, organizada de conformidade com o § 8º do art. 144 da Constituição Federal e o art. 95 da Lei Orgânica do Município, com a finalidade de proteger os bens, serviços e instalações ocupadas por órgãos e entidades da Administração Pública Municipal e o patrimônio natural e cultural do Município, conforme a Lei Complementar 112 de 18 de dezembro de 2.007, conhecido como Estatuto da Guarda Municipal.

 

Atualmente conta com efetivo de 234 Guardas Municipais, dos quais 27 são do sexo feminino, tendo empossado os Guardas Municipais mais antigo da corporação em 25 de agosto de 1975 e os mais novos no último concurso realizado no ano de 2.011, tomando posse no dia 12 de agosto do presente ano. A instituição é composta por nove núcleos que subsidiam os trabalhos do Comando, sendo eles:

 

Núcleo de Ouvidoria; Núcleo da Corregedoria; Núcleo Administrativo; Núcleo de Ensino e Projetos; Núcleo Operacional; Núcleo de Vídeo Monitoramento; Núcleo de Patrimônio e Núcleo de Cartório, e Sub-núcleo do Canil.

 

Possui atualmente uma frota composta de 12 veículos sendo 02 caminhonetes baixa 01 van, 19 motocicletas e 06 bicicletas, todos caracterizados, atuando em diversas áreas, como guarda e vigilância dos prédios, escolas, creches e postos de saúde municipais e em rondas motorizadas nas praças e instalações municipais.

 

A Guarda Municipal de Corumbá ainda utiliza as bicicletas em patrulhamentos principalmente na Orla Portuária e nas praças. O patrulhamento teve início no mês de setembro deste ano, mês em que a Cidade de Corumbá-MS comemorou 236 anos. O Grupamento de Patrulheiros Ciclistas é composta por 12 guardas municipais em regime de escala.

 

A Guarda possui vídeo-monitoramento com nove câmeras fixas e seis câmeras speed dome na área central de Corumbá-MS, trabalhando em parceria com a Polícia Militar nos grandes eventos realizados pela Prefeitura, como o Carnaval, Arraial do Banho de São João, dentre outros. Atualmente a entidade protege 128 postos municipais com guardas fixos e os demais postos com rondas.

 

A Guarda Municipal também atua dentro das escolas municipais através do teatro de fantoche visando prevenir danos ao patrimônio público, violência dentre outras infrações através da conscientização dos alunos.