Flipan é aberta oficialmente e, somente no primeiro dia, atrai 600 estudantes

O prefeito Paulo Duarte participou no início da noite de ontem, 09, da abertura oficial da 1º Feira Literária do Pantanal (Flipan) no Sesc Corumbá (Centro de Convenções), e demonstrou satisfação em relação à utilização daquele espaço pela população corumbaense. Para se ter uma ideia, somente no primeiro dia do evento, cerca de 600 estudantes passaram pela feira, o que comprova que a parceria entre a Prefeitura e o Sesc, para administração do local, está se fortalecendo cada vez mais.

 

“É muito bom ver este espaço com vida. E o que dá vida a um espaço são as pessoas”, destacou durante a solenidade de abertura da 1ª Flipan. “Antes, o Centro de Convenções era usado apenas para eventos da Prefeitura. Agora, com essa parceria estabelecida com o Sesc, o local está bastante movimentado com eventos culturais como esta Feira”.

 

Duarte comentou que a forma como o espaço está sendo utilizado ultimamente, mostra que a parceria com o Sesc para administração do Centro de Convenções, está sendo altamente positiva, ao contrário do que dizem algumas pessoas que se consideram especialistas. “Estamos mudando isso. Este evento comprova o que estamos falando”, comentou, lembrando que até o final do ano “vamos ter as sessões de cinema, porque esse espaço também está sendo adequado para receber um cinema”.

 

O prefeito enalteceu a realização conjunta entre a Prefeitura e o Sesc Corumbá, que está proporcionando às crianças, a conquista do hábito pela leitura. Elogiou também a participação das editoras e os demais parceiros neste evento que, no seu entender, vai marcar Corumbá como uma cidade que cultua o gosto pela literatura.

 

Logo após a abertura, a atriz e pesquisadora Michelly Dominiq Neves de Araújo proferiu uma palestra, relatando a experiência vivenciada no processo de pesquisa e coleta de contos e causos durante a execução do projeto “Prosa e Segredo”, com histórias de comunidade do campo que foram colhidas durante sua pesquisa sobre as diferentes formas de expressão da cultura popular brasileira.

 

Participaram do evento as secretária Roseane Limoeiro (Educação), Dinaci Ranzi (Saúde), Andréa Ulle (Assistência Social e Cidadania); a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes; a gerente do Sesc Corumbá, Thayná Cambará; o General de Brigada Pedro Paulo de Mello Braga, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, entre outros.

 

A 1ª Flipan vai até sábado e é uma realização em parceria da Prefeitura Municipal  por meio da Fundação de Cultura e Sesc Corumbá, com a parceria da UFMS-Campus do Pantanal (curso de Letras) e da Secretaria Municipal de Educação, além do apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da empresa Vale, do Conselho Municipal de Cultura e do SENAC.