Feapan começa dia 30, em Corumbá, com leilões, prova de laço e shows

A maior exposição agropecuária do Pantanal (Feapan) será aberta no próximo dia 30 de outubro, em Corumbá, reunindo a elite da pecuária e do cavalo pantaneiro da planície. O evento promovido pelo Sindicato Rural com apoio da Prefeitura, terá linhas de crédito do Banco do Brasil e do Sicredi, shows gratuitos no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros e três leilões com a participação da Leiloboi.

 

A programação da Feapan começa no dia 29, com o julgamento do cavalo pantaneiro, que segue no dia 30, quando ocorrerá a cerimônia oficial de abertura da tradicional feira, às 20 horas, no parque de exposição. Este ano, a Feapan conta com o patrocínio da Famasul, Sebrae, Banco do Brasil e empresas privadas, dentre as quais a Vale Mineração.

 

No dia 30, às 20 horas, acontecerá o leilão de machos e fêmeas nelore e cruzamento industrial para cria, recria e engorda. Cerca de 300 reprodutores nelore selecionados estarão sendo comercializados no 10º leilão da fazenda Esperança, no dia 31, com a participação especial da Empresa Marinho Agropecuária (Ema). O leilão do cavalo pantaneiro será no dia 1º de novembro, com 80 animais dos criatórios de Corumbá, Campo Grande, Rio Verde e Poconé (MT).

 

Prova de laço

 

O presidente do Sindicato Rural, Luciano Aguilar Leite, informou que o Banco do Brasil e o Sicredi disponibilizarão linhas de crédito para aquisição de animais (bovinos, caprinos e equinos), caminhões e implementos agrícolas, os quais estarão em exposição no parque. “Estamos aguardando grandes negócios este ano, com uma participação maior dos nossos criadores. A expectativa é muito boa”, disse Luciano.

 

No dia 31, uma das atrações do evento será a tradicional prova de lanço técnico (funcional) do cavalo pantaneiro, sucesso no ano passado, quando foi inaugurada a pista no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros. No sábado (1º de novembro) acontecerá, pela manhã, uma prova aberta com premiação.

 

Shows gratuitos

 

O público terá acesso livre à feira, que disponibilizará praça de alimentação, parque de diversão e inscrições (na sede do Sindicato Rural) para cursos do Senar. No dia 29 de outubro, haverá um show pago com a dupla Jorge & Mateus. Os shows gratuitos que integram a programação da Feapan são: no dia 30, A Quintaneja; dia 31, grupo Eco do Pantanal; e no dia 1º de novembro, Alex & Ivan.