Coral do CAIC relembra a alma crianceira de Manoel de Barros com a música

Manoel de Barros, um dos principais autores contemporâneos do país, que tem o Pantanal como tema frequente em sua obra, é o foco de um projeto que está sendo desenvolvido pelos alunos e alunas do Pré-Escolar II A, do CAIC Padre Ernesto Sassida, que tem contribuído de forma positiva no aprendizado das 22 crianças que integram o coral, e encantando as pessoas que estão tendo a oportunidade de presenciar as apresentações.

 

“Relembrando a Alma Crianceira, através das Poesias de Manoel de Barros”, é o nome do projeto que, nesta segunda-feira, 20, foi apresentado ao prefeito Paulo Duarte, em seu gabinete, com as presenças da primeira dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbana e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, e da secretária de Educação, Roseane Limoeiro.

 

“Elas (crianças) queriam fazer esta apresentação ao prefeito e deu certo hoje”, disse a professora Vivian Pinheiro, idealizadora do projeto que surgiu em junho. “Está sendo muito gratificante este trabalho. As crianças assistiram a um show do Crianceiras, conversaram bastante com o músico Márcio Camillo, e ganharam CDs autografados por ele. Hoje elas conhecem as músicas e falam do Manoel de Barros com propriedade”, explicou, enquanto aguardava o encontro com o prefeito.

 

Thamyres, Douglas, Isaque, Bruna, Gustavo Perroni, Maria, Carlos Eduardo, Maciely, Gustavo de Moraes, Alessandra, Carla, Ellen, Kyara, Isaque Lúcio, Caroline, Moisés, Pedro, Diandra, Maressa, Mayk, Juliana Espinoza e Arthur, foram recebidos pelo prefeito e pela primeira dama em seu gabinete e se encantaram com as imagens do Pantanal.

 

Antes do início da apresentação, as crianças conversaram bastante com Duarte e Maria Clara, pousaram para fotografias com o Pantanal aos fundos, falaram de Manoel de Barros, poeta reverenciado por eles, por meio da música, e mostraram um pouco do Espetáculo Crianceiras, cantando “Bernardo”, “Sombra boa”, “O menino e o rio”, e “Um bem-te-vi”.

 

A apresentação emocionou o prefeito e especialmente a primeira dama Maria Clara, que assistiu a parte final com uma criança ao colo. Paulo Duarte definiu o projeto como “extremamente importante” para o crescimento das crianças que integram o coral, “que sabem tudo sobre Manoel de Barros, um dos maiores poetas brasileiros”.

 

O prefeito ressaltou que foi gratificante iniciar a semana “assistindo a uma apresentação dessas crianças que integram o coral do CAIC”. Fez um elogio especial às professoras que estão à frente do projeto, observando que é um exemplo que deve ser seguido.