Concurso de Bandas de Percussão será neste sábado com 15 corporações

Corumbá irá realizar neste sábado, 1º de novembro, a 16ª edição do Concurso de Banda de Percussão. Conhecidas popularmente como “fanfarras”, os conjuntos são formadas geralmente por estudantes de escolas públicas que, além do desempenho musical, promovem também coreografias durante suas apresentações.

 

Este ano, o concurso, que sempre acrescenta um aspecto pedagógico em sua realização, tem como temática a comemoração dos 70 anos de Chico Buarque de Holanda, grande nome da Música Popular Brasileira. Além do homenageado, o evento aproveita ainda para fazer um trabalho de orientação sobre segurança em redes sociais, uma vez que exige que o grito de guerra de cada banda esteja associado a esse tema.

 

O evento é aberto ao público mediante a doação de um materiais de higiene pessoal, tais como sabonete, escova de dentes, desodorante, ou alimentos não perecíveis, exceto sal. Os produtos recolhidos na entrada serão entregues para entidades filantrópicas da cidade.

 

A expectativa do evento é atrair um público estimado em 3,5 mil pessoas no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató, localizado no bairro Centro América, a partir das 15 horas, quando a banda da APAE fará uma apresentação especial de abertura.

 

Estão inscritas, representando Corumbá, as seguintes escolas: Escola Municipal Fernando de Barros, Escola Municipal Ângela Maria Perez, Escola Municipal Barão do Rio Branco, Escola Municipal Izabel Correa de Oliveira, Escola Municipal Cássio Leite de Barros, Escola Municipal Clio Proença, CAIC Padre Ernesto Sassida, Escola Estadual Carlos de Castro Brazil, Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva e Escola Estadual Nathércia Pompeo dos Santos. De Ladário, competem: projeto PETI, Escola Municipal João Batista, Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio, Escola Municipal 17 de Março.

 

A comissão julgadora será formada por cinco integrantes que analisarão os aspectos musicais e apresentação, baliza/balizador e regente, conforme os critérios estabelecidos em regulamento específico.

 

Aos primeiros colocados, a premiação será realizada com a entrega de troféus tanto para o os melhores colocados em aspecto musical como em apresentação/coreografia. O troféu geral será repassado para a corporação que a maior soma das notas nas categorias musical e apresentação/coreografia.

 

A atual campeã do Concurso de Bandas de Percussão de Corumbá é a Escola Municipal Izabel Correa de Oliveira.