Circuito literário marca o primeiro dia da Feira do Pantanal em Corumbá

A 1ª Feira Literária do Pantanal (Flipan) será aberta oficialmente esta noite em Corumbá, às 18 horas no Sesc Corumbá (Centro de Convenções), mas a movimentação começou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 09, com um circuito literário dividido nos pavilhões do livro e das crianças, uma oportunidade para se conhecer um pouco da história de Lobivar de Matos, além de atividade lúdicas, apresentações culturais, contação de histórias, oficinas, palestras, mostra de cinema e o Planetário Sesc.

 

A Feira é uma realização da Prefeitura de Corumbá em parceria com o Sesc Corumbá, e tem como foco incentivar o hábito da leitura, bem como fomentar manifestações culturais relacionadas ao livro junto ao público, a cultura local com a popularização do livro no imaginário popular, estimulando, envolvendo e despertando na população, o interesse pela leitura.

 

O primeiro dia da feira teve a presença maciça das crianças das escolas do Município, que participaram ativamente das atividades que estão marcando a quinta-feira. No circuito literário há estandes com livros sobre diversos temas, e um deles é específico de escritores sul-mato-grossenses, da editora Life, que tem como foco os autores do estado.

 

“O nosso foco é publicar livros de autores da terra para incentivar os nossos escritores. Para esta feira, por exemplo, trouxemos mais de cem títulos com temáticas regionais e de todos os assuntos”, disse Valter Jeronymo, um dos proprietários da editora.

 

Outro espaço que está encantando as crianças é o do Miró, um local onde as elas estão tendo acesso a livros diferenciados, além de brinquedos pedagógicos. Roberta Cardozo explicou que que a editora resolveu “participar da feira para mostrar às crianças e aos pais, um pouco do nosso espaço e o trabalho diferenciado que realizamos”, destacou, observando que, pensando dessa forma, foi montado um espaço pedagógico para os professores “conhecerem um pouco do material que usamos”, completou.

 

Mesmo com uma palestra programada para o segundo dia da Flipan, com o tema “Formação Criativa”, a neta de Lobivar Matos, Fernanda Matos, participou das atividades pela manhã. Para ela, está sendo gratificante e “muito emocionante estar em Corumbá e conhecer um pouco a história do meu avó, saber um pouco das raízes dele”.

 

“Aqui é tudo diferente. A cidade vive em função da cultura e isso é muito bacana. Como escritora, poder palestrar aqui, é a realização de um fato, de uma menina que tinha uma poeta oculta dentro de si e que não conhecia toda essa história maravilhosa dele”, completou, se referindo ao avô.

 

A gerente do Sesc Corumbá, Thayná Cambará, comentou que a proposta da Flipan é interessante e vem ao encontro ao trabalho que o Sesc tem realizado na cidade. “Por isso apoiamos a feira e incluímos o nosso cinema, a exposição Bela Corumbá e o planetário na programação”, comentou. “Além disso, buscamos trazer um nome de peso para falar mais sobre a literatura do estado, que é a Michelly Domique”.

 

Michelly, no período da noite, após a abertura oficial, fará uma apresentação orgânica, conversando com a plateia enquanto o cenário é montado, tudo de forma muito natural. Outra atividade de Michelly será na sexta, com uma oficina de contação de história.

 

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, a Feira buscar trazer o hábito da leitura para as crianças, destacando que isto está sendo possível graças à parceria estabelecida entre a Fundação e a Secretaria de Educação.

 

“Ter as crianças da Rede Municipal de Ensino participando da feira é importante para alcançamos os objetivos propostos, como a formação de leitores, Com elas aqui, conhecendo como é interessante e divertida a leitura, poderemos criar o hábito da leitura nas crianças e levar esse hábito para dentro de casa”, explicou Márcia Rolon.

 

Programação

 

A programação é bastante extensa e vai até o dia 11, sábado, no SEC Corumbá localizado no Porto Geral. Conta com ações da Fundação de Cultura de Corumbá, colaboração do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, aliada às ações desenvolvidas no Sesc Corumbá, como o Café Literário com escritores da região, a exposição do Bela Corumbá e a visitação ao Planetário do Sesc Ciência.

 

O evento é uma realização em parceria da Prefeitura Municipal  por meio da Fundação de Cultura e Sesc Corumbá, com a parceria da UFMS-Campus do Pantanal (curso de Letras) e da Secretaria Municipal de Educação, além do apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da empresa Vale, do Conselho Municipal de Cultura e do SENAC.