Ações lembram dia de enfrentamento à violência de crianças e adolescentes

A cidade de Corumbá cumpriu uma intenção programação para lembrar o “Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Criança e Adolescentes”, celebrado nesta segunda-feira, 06 de outubro. As ações foram desencadeadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, sob coordenação da Gerência de Proteção Social Especial.

 

Segundo a gerente Renata Miceno Papa, os trabalhos de conscientização começaram no dia 26 de setembro na região do Distrito de Albuquerque, por meio de uma ação do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). A mobilização está se encerrando hoje, 06, com adesivagem na Rua Frei Mariano e sensibilização no comércio local com entrega de panfletos e orientação.

 

“Foram ações socioeducativas com palestra sobre essa importante temática na escola do distrito. Além disso, realizamos mobilizações e panfletagem em vias públicas e feiras livres, como forma de combater a violência sexual contra criança e adolescente, um problema social e histórico presente em todas as classes sociais, tornando-se com isso, uma das grandes preocupações dos nossos tempos”, explicou.

 

Atualmente o CREAS acompanha 92 casos de violência sexual contra criança e adolescentes entre abuso e exploração sexual, ofertando atendimento psicossocial, atendimento em grupo, abordagem social e encaminhamentos para rede de proteção e garantia de direito.

 

Corumbá, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente, CONANDA e outras legislações e protocolos nacionais, tem garantido proteção a todos que tem seus direitos violados, efetivando e garantindo direitos e vindo ao encontro da nova configuração da política de assistência social.

 

“Esse dia é para que todos nós, sociedade civil possamos refletir e conscientizar que cada um de nós é parte integrante dessa rede de proteção e devemos fazer nossa parte, ao divulgarmos o disque 100”, concluiu Renata.