Prefeitura tem intensa programação durante o Outubro Rosa em Corumbá

Em Corumbá, o Outubro Rosa será marcado com uma intensa programação voltada às ações de prevenção ao câncer. As atividades voltadas à área da saúde foram divulgadas na segunda-feira, 29, pela Prefeitura Municipal, e serão iniciadas com uma mobilização envolvendo os servidores públicos.

 

Nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, os servidores municipais farão uma mobilização, vestindo a cor rosa, que marcará a abertura da Campanha do Lenço Solidário. Todos estão sendo convidados não só vestir rosa, mas também trazer um lenço que será doado à artesã Rosa Mavignier, que realiza na cidade, um trabalho de doação de lençol para aquelas pessoas que fazem tratamento contra o câncer, a quimioterapia.

 

Outra ação acontece no dia 09 quando a Unidade Básica de Saúde da Família Padre. Ernesto Sassida, realiza no período matutino, uma roda de conversa com alunas e professoras da Escola Estadual Dom Bosco, com depoimentos de pacientes em tratamento contra o câncer no Centro de Oncologia.

 

Já no dia 13, na Unidade Básica de Saúde da Família Ênio Cunha II, está programada uma palestra no período matutino, sobre prevenção de câncer bucal e prevenção de câncer de colo de útero e de mama, com distribuição de brindes e sorteio de cortes de cabelos e escova, para quem realizar preventivo no dia.

 

No dia 22 de outubro está marcado o “Café Rosa”, evento que vai reunir as servidoras municipais e convidadas, para um café da manhã e uma roda de conversa com Rosa Mavignier. Na oportunidade, será encerrada a Campanha Lenço Solidário.

 

Além dessas atividades, a Prefeitura programou para todo o mês do Outubro Rosa, exceto aos sábados e domingos, uma série atividades diárias, das 17 às 20 horas, como coletas noturnas do preventivo, no Centro de Saúde da Mulher, localizado na Rua 15 de Novembro, entre as ruas Colombo e América, bem como atividades diversas voltadas à precenção ao câncer de mama e colo uterino, em todas as unidades de saúde.

 

Estão programadas ainda ações envolvendo a Santa Casa de Corumbá, o Centro de Oncologia, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, além de outras pastas da Administração Municipal e parceiros.

 

Outubro Rosa

 

O movimento Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

 

Começou nos Estados Unidos onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama, ou mamografia, durante o mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

 

A cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial Outubro Rosa, que visa chamar a atenção, diretamente para a realidade do câncer de mana e a importância do diagnóstico precoce.