Prefeitura fortalece futebol amador de Corumbá, um dos mais tradicionais do MS

Fundada há mais de sete décadas, a Liga de Esportes de Corumbá (LEC) é a realizadora de um dos mais tradicionais campeonatos amadores de futebol em Mato Grosso do Sul. Com apoio da Prefeitura, que tem se consolidado cada vez mais nos últimos anos, a competição está ganhando em organização e competitividade.

 

E nesta sexta-feira, 19 de setembro, as 12 equipes que integram a Série A do Campeonato Amador ganharam mais uma importante ajuda do Poder Público Municipal. Amigos, Associação Castro, Nova Corumbá, Enira, João de Deus, Brandão Junior, Verde Oliva, Vasco da Gama, Nacional, Planalto e Borrowisk ganharam, cada clube, um jogo completo de uniforme, duas bolas oficiais e uma bolsa de massagem.

 

“Sei da importância que vocês têm para a cidade. O trabalho que dá para colocar um time amador em campo é muito grande. E isso tudo é feito sem interesse, unicamente por amor ao esporte”, disse o prefeito Paulo Duarte aos representes dos times. “Quero, nesta oportunidade, agradecer e reconhecer a atuação de cada um de vocês que tocam essas equipes e, assim, mantém forte uma tradição da cidade”, continuou.

 

A entrega dos materiais, conforme o prefeito, reforça a parceria da Prefeitura com o esporte amador da cidade. “Temos investido muito nesta área. Reconstruímos o ginásio Poliesportivo e estamos concluindo o complexo do Jardim dos Estados, duas obras que vão ampliar e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destacou. O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) está sendo executado com recursos do Governo Federal, com contrapartida do Município.

 

“Estamos avançando gradativamente nesta área do desporto, muito graças ao trabalho inclusivo realizado por todos os servidores da Fundação de Esportes de Corumbá”, finalizou Paulo Duarte. Segundo o diretor-presidente da Funec, Elvécio Zequetto, a entrega de kits é também uma forma de incentivar os atletas e dirigentes a participarem dos campeonatos amadores.

 

“Cada um recebeu um jogo de camisas, com numeração de 1 a 30, meias, calções e duas bolas oficiais, as mesmas usadas no Campeonato Estadual. E tudo foi confeccionado com as cores e os patrocinadores de cada time”, afirmou. Zequetto ainda destacou o trabalho de manutenção e modernização feito no estádio Arthur Marinho, onde acontecem todas as partidas do Amador da Série A.

 

“O convênio com a LEC viabilizou a compra de um novo trator para aparar, com mais qualidade e rapidez, o gramado. E até o mês que vem devemos estrear o nosso novo placar eletrônico. Tudo isso vai transformar o Arthur Marinho no melhor e mais moderno estádio de Mato Grosso do Sul”.

 

Para o presidente da Liga de Esportes, Cecílio Airton da Silva, o popular Bolão, o futebol amador de Corumbá hoje voltou a ser valorizado pelos dirigentes e atletas, muito por causa do apoio da Prefeitura. “O prefeito Paulo Duarte tem dado uma ajuda muito grande para nós do futebol. Graças à Prefeitura o nosso amador voltou a ser famoso e hoje ele tem qualidade”, avaliou.

 

A Série A do Amador inicia-se sempre no segundo semestre de cada ano, no qual os campeões de cada edição são premiados com medalhas, troféus e valor pecuniário, mais um incentivo para estimular a participação maciça dos atletas de nossa cidade. “Toda ajuda é bem vinda porque nós não temos fontes de recursos. Tudo em um time amador vem de doações e da ajuda de alguns parceiros”, descreveu Vitorino Raldes, presidente do João de Deus.

 

As partidas do Campeonato Municipal de Futebol Amador – Série A acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 18 horas, e aos sábados, a partir das 15 horas, no Estádio Arthur Marinho.