Prefeito recebe direção do IFMS e reforça parceria em prol da educação

O prefeito Paulo Duarte recebeu na tarde dessa quinta-feira, 25, a visita da direção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus Corumbá, que vieram pessoalmente agradecer ao Chefe do Executivo corumbaense, a parceria estabelecida entre o Poder Executivo e a instituição, que estão resultado em investimentos importantes para o crescimento do Instituto na cidade que, hoje, conta com 1.300 alunos.

 

Durante a visita, a reitora da instituição, Maria Neuza de Lima Pereira, parabenizou o prefeito pela pavimentação da Rua Pedro de Medeiros que, em breve, será o novo endereço do IFMS-Campus Corumbá. Hoje, de forma provisória, funciona nas instalações do Espaço Educacional, na Rua Delamare.

 

“A demanda aqui no Município é grande porque jovens e adultos querem cada vez mais entrar no instituto, por isso, a gente veio aqui também em busca de mais espaço para aumentar essa oferta”, comentou a reitora, acrescentando que a instituição conta com um quadro de professores concursados, esperando para serem nomeados, e assim, aumentar o numero de vagas na instituição.

 

Ainda segundo Neuza, se hoje o Instituto está presente no Município de Corumbá, é graças ao apoio da Prefeitura Municipal. “Aproveito para agradecer o asfalto que será entregue na Rua Pedro de Medeiros, no próximo sábado, 27, porque será um ganho para os alunos e para a população em geral”, enfatizou.

 

Presente ao encontro, o diretor geral do campus, Rafael Mendonça dos Santos, ressaltou a importância do Instituto Técnico Federal para o Município. “Hoje, nós temos a maior gama do Estado. Corumbá tem o maior indicador de procura pelos cursos do Instituto Federal de todo o Mato Grosso do Sul”, comentou.

 

“A prefeitura de Corumbá nos apoia e temos 1.300 estudantes em condições provisórias e já atendemos em torno de três mil durante esses três anos e meio. Isso significa 2% da população da região”, observou. “Se nós conseguirmos levar essa educação de excelência para esse público em tão pouco espaço de tempo, é graças ao apoio da Prefeitura”, completou.

 

O diretor geral do campus citou alguns cursos que pretende ampliar no instituto. “Nós temos um projeto de desenvolvimento para o campus para o ano de 2015, com um novo curso superior, de processo metalúrgico, além de um projeto de ter engenharia metalúrgica, no período matutino e vespertino, e uma especialização de docência de informática”, detalhou.

 

Parceria reforçada

 

Durante o encontro o prefeito deixou evidenciado que a parceria com o Instituto Federal continua e reforçada. Paulo Duarte lembrou que a pavimentação asfáltica da Rua Pedro de Medeiros foi projetada justamente para atender a população residente na Popular Velha, bem como os empreendimentos que estão surgindo no local, com destaques para o Instituto Federal, que reflete diretamente na valorização de uma região. Segundo Duarte, o próximo passo e trabalhar pela conclusão da sede do Instituto Federal.

 

O encontro aconteceu no gabinete da secretária de Educação, Roseane Limoeiro, e contou também com a presença da diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon.

 

Nova sede

 

A sede do Instituto Federal está sendo construído em uma área de 46 mil metros quadrados na Rua Pedro de Medeiros, no bairro Popular Velha, entre o Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató e o Parque Municipal Zumbi dos Palmares, cujas obras serão retomadas em breve.

 

O obra está a cargo do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, em parceria com a Prefeitura, que doou a área localizada na Rua Pedro de Medeiros. Serão cinco blocos, todos interligados por passarelas, contendo salas de aula, administração, alojamento, biblioteca e laboratórios, num total de 6.686 metros quadrados de área construída.