Prefeito participa de entrega da ampliação e reforma do presidio masculino

O prefeito Paulo Duarte participou nesta sexta-feira, 26 de setembro, do ato de entrega da reforma e ampliação do Presídio Masculino de Corumbá. Na unidade prisional, o Governo do Estado e o Governo Federal investiram R$ 2.234.226,00 na melhoria da cobertura, parte elétrica, hidráulica, troca de portas, piso e pintura. Também foi construído um anexo que ampliará a capacidade do presídio em 95 vagas.

 

Para o prefeito, as obras são mais um importante passo no processo de ressocialização dos internos. “Temos uma parceria importante com o Estado nesta área, onde a Prefeitura emprega os internos e internas inseridos no programa Elo”, destacou Paulo Duarte. Atualmente o Município acolhe 79 trabalhadores que cumprem pena em regime aberto, semiaberto e condicional, sendo 38 homens e 38 mulheres.

 

“Esse é um importante passo para a reintegração dessas pessoas na sociedade”, completou o chefe do Executivo Municipal. Cada integrante do Elo recebe mensalmente da Prefeitura um salário de R$ 724,00 para realizar serviços relacionados à manutenção e conservação dos prédios públicos.

 

O governador André Puccinelli, por sua vez, destacou a importância da parceria também com o Governo Federal na área da Segurança Pública. “Não se consegue fazer nada sozinho, sobretudo na ressocialização de internos”, ressaltou. Representando o Ministério da Justiça, o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato de Vitto, elogiou a ampliação das vagas no Estabelecimento Penal de Corumbá (EPC).

 

“Esta é uma pauta complexa e presente em todas as unidades da Federação. Aqui em Corumbá demos um passo decisivo para que o interno tenha mais dignidade no cumprimento de sua pena e, desta forma, avançamos na segurança pública do município”, disse. Presente na solenidade, o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, apontou os investimentos feitos em outras regiões.

 

O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Deusdete Souza de Oliveira Filho, e o comandante geral do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Joilson Sant’anna também participaram da solenidade.