Prefeito entrega asfalto da Pedro de Medeiros e moradores comemoram sonho realizado

A noite desse sábado, 27, foi especial para a comunidade da Popular Velha com a inauguração da pavimentação asfáltica, sinalização e iluminação da Rua Pedro de Medeiros, um sonho de décadas dos moradores daquela via pública, que já não acreditavam mais que isto fosse acontecer. E teve gente que veio de longe, viajou 483 quilômetros para acompanhar a entrega da obra pelo prefeito Paulo Duarte.

 

A solenidade aconteceu na noite de ontem e foi bastante especial. Marcou as comemorações dos 236 anos de fundação de Corumbá. Antes mesmo da chegada do prefeito Paulo Duarte ao local, os moradores já se ajeitavam nas calçadas, aguardando o momento da entrega do asfalto, considerado por todos como a realização de um sonho.

 

Uma dessas pessoas era Ângela Urtado de Arruda, uma senhora de 80 anos, corumbaense, que chegou na sexta-feira à cidade. Dois anos atrás, após uma queda que resultou em sete costelas fraturadas, ele foi morar com uma das filhas, Ana Francisca de Arruda, em Sidrolândia. Esta semana ficou sabendo pela outra filha, Araceli Urtado de Arruda, que a pavimentação será entregue nesse sábado. Araceli mora na Pedro de Medeiros com o pai, Altair Joaquim de Arruda.

 

“Ela ficou sabendo e já pediu para vir para Corumbá. Queria participar da festa, ver a rua onde morava, asfaltada”, disse Ana Arruda. Dona Ângela confidenciou que não podia deixar de ver sua rua pavimentada. Com problemas respiratórios, agravados com o excesso de poeira da antiga Pedro de Medeiros, ele confidenciou que “quis vir para ver a inauguração, ver a rua pavimentada”.

 

Cuidar da cidade e das pessoas

 

Logo que chegou à Popular Velha, Paulo Duarte foi dar um abraço a dona Ângela de Arruda, e estava comovido com a decisão que ela tomou e mesmo com seus 80 anos, “quis vir para cá, viajar 483 quilômetros, para ver a inauguração, ver o asfalto passando em frente à sua casa”, comentou o prefeito.

 

“Ver obras como esta realizada, é o sentido de nosso governo. A Popular Velha é um bairro importante, a Pedro de Medeiros é uma rua importante. Por isso priorizamos e hoje (sábado) estamos aqui, com esta grande festa, entregando esta obra. Vocês que moram aqui podem comemorar, esta vitória é de vocês”, disse, se dirigindo à comunidade local.

 

Duarte lembrou a sua campanha, quando percorreu a rua e a incluiu entre uma de suas prioridades. “Passei por aqui em época de poeirão danado e também na chuva, muito barro. Conversei com moradores e disse que iria asfaltar. Muitos não acreditaram e quem acreditou, ainda ficou meio desconfiado”, relembrou.

 

Hoje, a Pedro de Medeiros está pavimentada, sinalizada e iluminada, da Geraldino de Barros, na divisa com o Centro América, e a 15 de Novembro, além de parte da Frei Mariano, entre a Pedro de Medeiros e a Theodomiro Serra, totalizando 12.975,21 metros quadrados de pavimento a base do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um tipo de material com vida útil mais longa, mais resistente que o frio que era utilizado com frequência na cidade.

 

Recurso próprio

 

A obra foi 100% executada com recursos próprios. Duarte disse que isso “é resultado daquilo que a gente tem feito sempre, que é cuidar bem da cidade e das pessoas. O asfalto, além de melhorar a infraestrutura da região, representa mais saúde para a população e sabemos que, aqui, muitas pessoas sofriam com problemas respiratórios, devido ao excesso de poeira”.

 

Após descerramento da placa, o prefeito conversou bastante com os moradores que se aglomeravam em frente às suas casas, muitas delas já com calçadas, inclusive com espaços para ajardinamento. “É muito bom ver o sorriso estampado nos rostos das pessoas, ver as famílias sentadas nas calçadas, o que não acontecia aqui antes. O Corumbaense gosta disso, de ir para as calçadas, se reunir com amigos, vizinhos. Isto já está ocorrendo aqui na Pedro de Medeiros”, comemorou.

 

De fato, o que se viu ontem à noite na Pedro de Medeiros, foram famílias reunidas nas calçadas, até comemorando. Não teve foguetório, mas bebidas (vinho, cerveja e refrigerante) e comida. Uma dessas famílias que estava reunida em frente das casas, era a de dona Lenice de Oliveira Dias, de 73 anos, nascida na Popular Velha e há quase seis décadas morando na Pedro de Medeiros.

 

“Quando mudei para cá tinha uma placa aqui, uma espécie de arco, com o nome daqui, era ‘Via Carmélia Dutra’. Não tinha nada, era só mato. Depois foram abrindo as ruas e o bairro cresceu. Tudo foi asfalto, menos a Pedro de Medeiros. Já não acreditava mais. Era muita poeira e barro. Agora temos que comemorar, o Paulo Duarte deu este presente para todos nós. Hoje, estamos realizando o nosso sonho, finalmente. Até a dona Ângela veio de Sidrolândia para acompanhar este momento”, confidenciou.

 

Mais benefícios

 

E a pavimentação da Pedro de Medeiros não será a única benfeitoria na região. O prefeito anunciou na noite de ontem que as obras vão continuar. “Aqui ao lado, na antiga rede ferroviária, vamos implantar o Parque Linear dos Ipês, que vai ser do Aeroporto ao Universitário e Maria Leite, passando pela Popular Velha. Teremos pistas de caminhadas, áreas de lazer, ciclovia, enfim, um espaço que vai mudar o visual dessa região”, disse.

 

Citou ainda que o antigo prédio da estação ferroviária vai se transformar em um Centro de Atendimento ao Contribuinte. “Hoje, quem mora na parte alta, tem que ir ao centro quando precisa se dirigir ao Centro de Atendimento. A nossa pretensão é abrir este espaço de todos dessa região”.

 

Outra benfeitoria vai ser na Frei Mariano, entre a Theodomiro Serra e João Afonso. Um morador do local, Hélio Domingos Pereira, fez um pedido para pavimentar esta rua. Duarte informou que o assunto já está dentro das prioridades de seu governo, assim como uma alameda no Universitário, pedido feito por um morador daquele bairro, que esteve na Popular Velha ontem à noite.

 

A inauguração contou ainda com uma seresta, praça de alimentação e um parquinho com brinquedos para as crianças. Além do prefeito e da primeira dama Maria Clara Scardini, diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, o ato contou com as presenças ainda do vereador Tadeu Vieira; dos secretários Gerson da Costa Melo (Infraestrutura e Serviços Públicos), Pedro Paulo Marinho de Barros (Indústria e Comércio), Márcio Cavasana (Governo), Andrea Cabral Ulle (Assistência Social e Cidadania), Roseane Limoeiro (Educação), Sérgio Rodrigues (Controladoria Geral do Município); da diretora-presidente da Fundação de Cultura, vice-prefeita Márcia Rolon; da diretora-presidente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes; da diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Luciene Deová de Souza; do presidente da Associação de Moradores da Popular Velha, Edmir Braga Barbosa, além de outras autoridades.