Prefeito diz que ainda existem muitos desafios na área da saúde pública

O prefeito Paulo Duarte, ao fazer uma breve avaliação da área de saúde pública, destacou que ainda existem muitos desafios que precisam ser vencidos. Conforme ele, o setor está se fortalecendo com as entregas de novas unidades em locais estratégicos da cidade, mas que é preciso dar continuidade ao trabalho, para fortalecer aquele que ele considera uma prioridade em seu Governo.

 

“Somente no primeiro semestre entregamos duas novas unidades de saúde, a Padre Ernesto Sassida, no Dom Bosco, e a Dr. Humberto Pereira, no bairro Nossa Senhora de Fátima, ampliando as condições de atendimento à população”, reforçou. “No Dom Bosco, por exemplo, a unidade antiga não foi desativada. É uma região grande e por isto mantivemos a unidade antiga em funcionamento, transformando-a no Ênio Cunha II”, completou. O Ênio Cunha I está localizado na Cervejaria.

 

Agora, durante as comemorações do aniversário da cidade, o prefeito fez a entrega da ampliada e reformada Unidade Básica de Saúde Rural do Assentamento Taquaral. Antes, o Município já havia entregue a unidade rural do Distrito de Albuquerque, que passou a contar com médico, odontólogo e equipe, diariamente. Isto não ocorria até então.

 

Além disso, a Prefeitura entrega na segunda-feira, 22, o novo prédio da Unidade Básica de Saúde da Família Luís Fragelli, na Avenida Rio Branco, no Bairro Universitário. Outra em fase de construção é a Unidade de Saúde do Residencial Ana Brites, no Bairro Guató.

 

Novo PS

 

O prefeito adiantou que outras unidades fortalecerão ainda mais a saúde corumbaense que, após essas ações de curto prazo, seguem para outra etapa. “Refiro-me, principalmente, às unidades de Saúde, ao Hospital, ao Pronto-Socorro e posso assegurar que nós, aqui em Corumbá, estamos em condições melhores que a Capital do Estado. Já entregamos duas unidades de saúde neste primeiro semestre. Vamos entregar a unidade Luís Fragelli, no Universitário, além da UPA-24 Horas, no bairro Guató, que será o novo pronto socorro da parte alta da cidade”.

 

A UPA 24 Horas está sendo concluída na atual administração. Paulo Duarte já adiantou que, conforme ocorreu com as unidades de saúde, o novo Pronto Socorro vai ser inaugurado funcionando, com equipamentos e equipe de profissionais que estão sendo contratados a partir do Concurso Público realizado recentemente.

 

O prefeito observa que as mudanças ocorridas já podem ser observadas por todos. “As condições estruturais das nossas unidades estão completamente diferentes neste um ano e oito meses de gestão. Temos que começar a trabalhar, agora, numa questão de médio e longo prazo, que é nosso Hospital”, comentou.

 

Mais médicos

 

Duarte ainda lembrou que, neste mesmo tempo, por intermédio do Programa Mais Médicos, 25 novos médicos se integraram à rede municipal de Saúde. “Corumbá é a cidade do Estado que mais recebeu médicos do programa do Governo Federal. Hoje, eles estão espalhados em todas as unidades de saúde e também nas ruas, atendendo morador de rua, e nas casas da família corumbaense”, comemorou.