Negra Corumbá e atração no domingo na praça de eventos do Porto Geral

Noite Cultura Negra Corumbá será no domingo, 28, a partir das 17 horas, na praça de eventos do Porto Geral, às margens do Rio Paraguai. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e integra as comemorações dos 236 anos de fundação da cidade.

 

O evento é aberto a toda população corumbaense, bem como turistas. Além de comemorar o aniversário, Negra Corumbá permitirá também apresentar produtores, artistas e pessoal técnico para o novo cenário da economia de cultura e cidadania na cidade, integrando a população à produção cidadã/cultural de maneira consciente e ativa, tendo em vista também a inclusão em ambientes próprios à fruição cultural.

 

O evento está sendo organizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, por meio da Gerência de Políticas para Igualdade Racial da Casa da Cidadania. Rogério César dos Santos, gerente da área, informou que a população terá disposição uma série de atividades.

 

“Teremos roda de capoeira, ritmos de atabaques, recital com peotas negros, grafitagem, uma praça de alimentação com comidas típicas e muito samba”, informou.

 

Corumbá possui 71% da população afrodescendentes, sendo 40% mulheres. Por isso mesmo a Prefeitura tomou a iniciativa de realizar esse evento afim de divulgar e fomentar a cultura afro-brasileira, por meio de atividades artísticas que possam promover a autoestima e a autoconfiança dos participantes, por meio do acesso aos bens culturais e artísticos próprios da comunidade afrodescendente de nosso município.

 

O evento conta com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação, Fundação de Cultura de Corumbá, Marinha do Brasil, Moinho Cultural e da Rede de Educação Cidadã do Mato Grosso do Sul (Recid-MS).