Guarda Municipal utiliza bicicletas em patrulhamentos no Porto e nas praças

A Guarda Municipal de Corumbá iniciou na segunda-feira, 08, patrulhamento com bicicletas que, neste primeiro momento, está permitindo atuar na região do Porto Geral, na Orla do Rio Paraguai, e também nas praças Generoso Ponce, Independência, República e do Grêmio, todas localizadas na área central da cidade.

 

O trabalho de patrulhamento foi iniciado com uma equipe de 12 guardas e seis bicicletas. Futuramente, deverá ser ampliado. Danilo Vargas Junior, comandante da Guarda Municipal, explicou que a inovação vai permitir que os integrantes possam ter melhor acesso a locais que não são possíveis com veículos motorizados, casos das motocicletas e dos automóveis.

 

“Nosso trabalho é zelar pelo bem público, como também orientar a população. Com as bicicletas, a nossa equipe terá maior mobilidade, patrulhando espaços onde não é permitido o trânsito de carros e motos. Isto tornará o serviço mais ágil e eles poderão atuar em toda esta área da orla do Porto Geral, bem como das praças existentes na região central da cidade”, explicou.

 

Com camisetas brancas, shorts azuis e tênis, os seis guardas com suas bicicletas, fizeram a apresentação de seus trabalhos no domingo, 07, para o prefeito Paulo Duarte, que aprovou a ideia, mas cobrou a utilização de capacete. Foi informado que este equipamento também foi adquirido, mas teve que ser trocado: ficou pequeno. Enquanto os novos capacetes não chegam, eles vão usar o boné.

 

“O trabalho dos guardas é proteger o patrimônio público. Em espaços como as praças e o Porto Geral, eles terão maior agilidade para desenvolver suas funções, além de, é claro, orientar a população e também os turistas, fazendo um trabalho de conscientização, inclusive”, destacou Duarte.

 

O comandante da Guarda Municipal, por sua vez, lembrou que os guardas, antes de iniciarem este novo tipo de patrulhamento, passaram por uma capacitação, inclusive para tender os turistas. “Como eles vão atuar em locais bastante procurado pelos turistas, eles estão em condições de dar informações necessárias àquelas pessoas que nos visitam”, disse Danilo, observando que uma nova capacitação está sendo programada, dessa vez, com a equipe da Fundação de Turismo do Pantanal.

 

A equipe está dividida em dois grupos de três e o patrulhamento será sempre em conjunto. “Das 07 às 19 horas, teremos sempre três guardas trabalhando aqui no Porto Geral, e os outros três cuidando das praças da Independência, Gerenoso, da República e do Grêmio. Eles vão zelar pelo bem público e orientar a população em caso de alguma ação errada. Além disso, poderão prestar informações à população. No período da noite, o trabalho continuará a cargo das equipes motorizadas, com motos e carros”, explicou Danilo.

 

A Guarda

 

Uma das mais antigas do Brasil, a Guarda Municipal de Corumbá está vinculada à Coordenadoria de Segurança Pública, pasta criada pelo prefeito Paulo Duarte no início de sua administração. Conta hoje com 237 componentes, sendo 27 do sexo feminino.

 

A instituição é composta pelos núcleos de Ouvidoria, Corregedoria, Administrativo, Ensino e Projetos, Operacional, Vídeo e Monitoramento, de Patrimônio e de Cartório. Conta ainda com um subnúcleo que é o Canil.

 

Além das seis bicicletas que iniciaram os patrulhamentos nessa segunda-feira, a guarnição possui uma frota composta de 12 veículos, entre eles duas caminhonetes baixas e uma van, além de 19 motocicletas, todas caracterizadas. Atua na proteção do patrimônio público como prédios, escolas, centros de educação infantil, unidades de saúde, bem como rondas motorizadas nas praças e instalações municipais.

 

Nos últimos anos investiu em equipamentos de ponta como no sistema de vídeo monitoramento com nove câmeras fixas e seis speed dome na área central. Desenvolve um trabalho em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.