Grande festa marca abertura do Festival Estudantil da Canção de Corumbá

Uma grande festa marcou o início de mais uma edição do Festival Estudantil da Canção de Corumbá (FECC2014), na noite dessa quarta-feira, 17. No calor da torcida, 29 candidatos, de diferentes categorias, subiram ao palco montado no ginásio do Corumbaense Futebol Clube, mostrando todo desempenho vocal, alegria e muita energia para conquistar o corpo de jurados.

 

Realizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá, o evento está sob a responsabilidade do Comitê de Gestão Compartilhada, formado pelas secretarias de Educação e de Assistência Social e Cidadania e pela Fundação de Cultura de Corumbá.

 

O FECC é composto por cinco categorias premiáveis e divide-se  em categorias Infantil, Juvenil, Adulto, Gospel e Banda. Todos os candidatos, de acordo com as suas respectivas categorias, foram submetidos a várias seletivas eliminatórias realizadas nas escolas e no Instituto Luiz de Albuquerque (ILA).

 

Esta 2º edição teve 76 inscritos e 56 estão participando das eliminatórias iniciadas na noite de ontem, visando a grande final de amanhã, sexta-feira, no Corumbaense.

 

A novidade este ano está sendo a participação de oito torcidas da Rede Pública ( Município e Estado).  Com seus tradicionais gritos de guerra defendendo os grupos e intérpretes de cada unidade de ensino, deram um toque especial ao primeiro dia do festival.

 

“A galera está animada e muito bem organizada”, comentou um dos jurados responsáveis pela avaliação das torcidas, o coreógrafo Joilson Cruz. “Nós vamos analisar o comportamento de cada uma delas, ornamentação e coreografia”, observou.

 

O evento, que agora faz parte do calendário de festividades do aniversário de Corumbá, resgatou a emoção dos grandes festivais do passado, mas também vai ao encontro de uma das maiores vocações de Corumbá, que é a artística. “Destacamos para este ano a qualidade dos candidatos que está excelente. Esses pequenos talentos da cidade estão dando um show.”, comentou a diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon.

 

A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, vibrou com mais esta edição do Festival. “ Está tudo lindo e muito organizado. As torcidas deram um brilho a mais para esta competição, que já está consolidada com uma das festas para o calendário de aniversário da cidade”, destacou Roseane.

 

Para hoje à noite, 18, segundo dia do Festival, se apresentam 27 candidatos. E no final da competição, sai o resultado com o nome dos cinco participantes de cada categoria que disputarão a grande final no dia 19, sexta-feira.

 

Parceria

 

O Sesc está realizando uma oficina de preparação vocal dos competidores com técnicas de respiração, postura, entonação, presença de palco, visando uma melhor performance de atuação, objetivando assim que os competidores entendam que existem técnicas que facilitam essa atividade de forma a incentivá-los na continuidade dessa pratica.

 

Com o foco na cultura e a formação de platéia por meio do Desenvolvimento Artístico Cultural, o professor Denis Lopes,  regente e tenor, bacharel em música pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, com vasta experiência como preparador vocal em Festivais de Canções, realiza esse trabalho para compor a programação do Festival.