Encerrada primeira etapa do mutirão da catarata com 160 cirurgias

Foram concluídos no domingo, 07 de setembro, os procedimentos clínicos da cirurgia da catarata que, nesta etapa, atendeu 160 pessoas. Foram quatro dias de atendimentos intensivos no Centro de Oncologia, após a triagem ocorrida no início da semana passada, segunda, terça e quarta-feira.

 

O prefeito Paulo Duarte visitou as instalações do Centro de Oncologia no domingo, para acompanhar a conclusão dos serviços nesta etapa. Demonstrou otimismo e que a meta é eliminar esta doença na cidade.

 

“Em novembro realizamos o terceiro mutirão. Outros dois estão programados para o próximo ano”, informou Duarte, observando que o procedimento é totalmente de gratuito, e que as pessoas, após a cirurgia, vão para casa com o medicamento para o pós-operatório.

 

Este ano a Prefeitura, para maior comodidade dos pacientes, inovou. A triagem, por exemplo, aconteceu no Sindicato Rural de Corumbá, um espaço amplo. “O resultado foi excelente. Além disso, mudamos também o local das cirurgias que ocorreram no Centro de Oncologia, tudo pensando na comodidade dos pacientes”, comentou.

 

De acordo com o médico responsável pelos procedimentos, dr. Rodrigo Verzola Lopes, as cirurgias foram mais demoradas em virtude do quadro avançado de maioria dos pacientes.

 

“Em média, cada procedimento leva entre 05 a 10 minutos. No entanto, os casos maduros, ou seja, mais difíceis, precisam de um tempo maior. Outro fato que comprovamos é que a idade comum de aparecimento da catarata é de 60 anos em média. Aqui pudemos ver pessoas que, com 45 anos, já tinham desenvolvido”, explicou, para ressaltar que o trabalho “esta sendo gratificante” e que é bom “ver a alegria das pessoas quando elas conseguem enxergar”.

 

Luciano Dias dos Santos, 91 anos, realizou o procedimento para retirada da catarata do segundo olho e deixou o hospital feliz. “Agora eu estou zero bala. Aliás não só eu, mas a milha mulher fez o segundo olho ontem (sábado). Agora posso dizer que nós começamos a viver novamente”, celebrou.

 

Nesta segunda-feira, foram iniciados os procedimentos de pterígios, onde serão atendidas 60 pessoas, até dia 10 de setembro. Esse segundo mutirão é promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

 

A catarata provoca a opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos, entre outros.