Em Corumbá, Prefeitura cadastra 63 famílias de festeiros de Cosme e Damião

A Prefeitura de Corumbá cadastrou 63 famílias de festeiros de Cosme e Damião, cujo dia é comemorado em 27 de setembro. Para este sábado, data da manifestação, o mapeamento realizado pelo Município, já será importante para a execução de um trabalho de orientação no trânsito da cidade, visando conscientizar os motoristas sobre os cuidados com as crianças que participam, durante todo o dia, das atividades.

 

O cadastro foi realizado por orientação do prefeito Paulo Duarte e está sendo importante para a Fundação de Cultura de Corumbá mapear estas famílias para saber quantas são e onde ocorrem os eventos em homenagem aos santos gêmeos.

 

O cadastro foi feito pela Fundação de Cultura que, até esta sexta-feira, 26, registrou 63 famílias; “Agora, com esta lista em mãos, podemos encaminhar para a Agetrat, para que assim possamos controlar o trânsito e prevenir para que nossas crianças não corram riscos de acidentes”, a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Marcia Rolon.

 

Ainda de acordo com a diretora, o levantamento continua aberto para aqueles festeiros que quiserem se cadastrar. “Sabemos que existem mais festeiros, por isso vamos deixar o cadastro aberto para que eles façam seu registro, visando inclusão no próximo ano”, explicou.

 

O cadastramento foi considerado de extrema importância. Por meio dele, para se ter uma ideia, a Prefeitura constatou que existem pessoas que realizam a festa há décadas. No Distrito de Albuquerque, por exemplo, tem uma festeira com 77 anos que, mesmo se locomovendo em cadeira de rodas, mantem viva essa tradição.

 

Marcia lembra que o cadastro é para saber onde residem essas famílias, para que a Prefeitura possa controlar melhor o trânsito. “Não queremos e não vamos interferir nas festas. Nosso intuito e controlar o trânsito para proteger as nossas crianças e assim manter viva a nossa cultura, com toda segurança”, completou.

 

O trabalho será desenvolvido pelas equipes de agentes da Agência Municipal de Trânsito e Transporte. Será uma campanha de conscientização em pontos estratégicos da cidade, evitando excessos de velocidade e maior atenção dos motoristas.