Desfile começa às 16h; ordem dos participantes será definida por sorteio

Com o objetivo de valorizar atitudes cívicas, colaborando para o exercício da cidadania por meio do respeito ao município, e contribuir para a expressão cívica de diferentes segmentos da população, possibilitando a participação coletiva da comunidade, o desfile cívico-militar em comemoração aos 236 anos de Corumbá começará às 16 horas do dia 21 de setembro.

 

Participarão do ato cívico instituições militares, educacionais municipais, estaduais, federais, particulares e filantrópicas, movimentos culturais organizados e instituições sociais representativas da comunidade corumbaense. Cada entidade deverá ser representada por, no máximo, 80 integrantes, incluindo-se neste número os membros de bandas ou fanfarras.

 

A ordem de desfile será definida por meio de sorteio no dia 15 de setembro, às 9h, no auditório da Prefeitura Municipal de Corumbá, respeitando-se as peculiaridades das instituições participantes. O Histórico de cada unidade deverá ser enviado pelo formulário on-line, que está disponível pelo site da Prefeitura de Corumbá (www.corumba.ms.gov.br).

 

É vedado, durante a apresentação, o uso de fogos de artifício, sinalizadores, show pirotécnico com produtos inflamáveis ou com fogos e similares. Após o desfile, a dispersão ocorrerá na rua Firmo de Matos, não sendo permitida a permanência das instituições participantes no local, nem mesmo o retorno de seus representantes, em direção contrária ao fluxo do desfile.

 

De acordo com a resolução nº 22.205 do Tribunal Superior Eleitoral, no seu artigo 39, parágrafo 5º, item III, não será permitida a qualquer instituição e escolas participantes a “divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou seus candidatos, mediante a publicação de cartazes, camisas, bonés, faixas, broches em vestuários e afins, carro de som ou dísticos”.

 

Considerando o espírito cívico e comemorativo do desfile, é vedado às instituições participantes promoverem manifestações de caráter político-partidário e desrespeito a pessoas e/ou instituições. É vedado, também, o consumo de bebidas alcoólicas pelos participantes do desfile e o uso de vestimentas não apropriadas ao contexto. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação.