Corumbá registra a maior abertura de novas empresas dos últimos anos

O comércio de Corumbá é um dos mais cresce em todo o Mato Grosso do Sul. Dados da Junta Comercial do Estado (JUCEMS) mostram que só em 2013 foram abertas 859 novas empresas na cidade. O aumento de 47% em relação ao ano anterior é o melhor dos últimos quatro anos. O município representou 11% do total das aberturas de empresas no Estado, que somou 7.635 novos empreendimentos.

 

Outro dado importante refere-se ao saldo anual, ou seja, a relação entre as empresas constituídas e as extintas. Neste quesito, o município de Corumbá obteve em 2013 seu melhor desempenho, com 714 empresas, quase 200 a mais que em 2012.

 

Os números comprovam a força e o bom momento vivido pelo comércio corumbaense, sobretudo à partir de 2013, e vem ao encontro de outras métricas e levantamentos realizados no município.

 

No ano passado, a Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, lançou o “Índice de Confiança do Empresário Corumbaense – Comércio”, um método científico elaborado à partir da ótica dos empresários para direcionar ações específicas e fortalecer o desenvolvimento da economia local.

 

Já na primeira edição do “Índice”, a maioria dos empresários mostrou-se confiante e otimista. Se 2013 foi um ano bom, 70% deles disseram que 2014 será tão bom ou melhor.