Corumbá comemora Dia da Independência com ato e desfile cívico-militar

Em Corumbá, a data de 7 de Setembro manteve a tradição e iniciou as comemorações do Dia da Independência justamente no Jardim da Independência, espaço público onde autoridades civis, militares e eclesiásticas se reuniram para presenciaram a solenidade onde dois dos símbolos nacionais ganham destaque: a Bandeira e Hino Nacional.

 

A flâmula verde a amarela foi hasteada pelo prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, ao som do Hino Nacional executado conjuntamente pela Banda Municipal Manoel Florêncio, pela banda do 6º Distrito Naval e pela Banda do Exército. Após um breve relato histórico, os presentes entoaram o Hino da Independência, encerrando assim a solenidade de hasteamento do Pavilhão Nacional.

 

No segundo momento do dia, a população ocupou as calçadas da rua Frei Mariano e da avenida General Rondon para prestigiarem o  desfile cívico –militar que durou 50 minutos. Nem mesmo as altas temperaturas afastaram o público que aplaudiu as formações militares da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, Polícia Militar, Policia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros. Os militares também apresentaram as mais diferentes viaturas usadas no cotidiano de treinamento, patrulha, defesa e ações sociais na região. Veículos, lanchas e até mesmo helicópteros participaram do evento.

 

Na parte cívica, a banda municipal Manoel Florêncio abriu passagem para a Guarda Municipal que mostrou ao público, além de suas viaturas e do trabalho realizado com o canil, a nova forma de atuação que entrará em operação a partir de amanhã, 08 de setembro, que é a patrulha com bicicletas.

 

Abrilhantaram o desfile também as escolas municipais Pedro Paulo de Medeiros, Caic Padre Ernesto Sassida e Clío Proença, bem como o Centro de Educação Infantil Catarina da Cruz. Encerando a apresentação, vieram o Clube dos Aventureiros e o Clube dos Desbravadores.

 

O comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general de brigada Pedro Paulo de Mello Braga, destacou a relevância das comemorações referentes à data e o entrosamento entre as comunidades militares e civis para o engrandecimento da pátria.

 

“Os militares não são os únicos e por isso é importante para todos nós essa participação e essa alegria. Deveria ser um dia para todos botarem suas bandeiras nas portas de casa, os carros, conforme fazem durante a Copa do Mundo. O dia de hoje traz uma alegria os corações de todos os brasileiros. Somos um país que tem essa importância, temos a nossa soberania pontuada na data máxima do dia 07 de Setembro. é um dia que temos que respeitar e, antes de tudo, valorizar porque somos um país que nunca teve uma derrota, fomos sempre vitoriosos em nossas batalhas”, observou.

 

Voltado para um olhar social, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte comentou sobre o novo significado que a palavra independência agrega hoje em dia dentro de nossa sociedade.

 

“Essas datas históricas têm uma presença muito forte em Corumbá que possui uma relação muito forte também com a história do Brasil pelos fatos que aconteceram aqui. Cada vez mais, temos tratado isso em nossas escolas para o fortalecimento do patriotismo. Percebemos que, em todos os países, esse sentimento patriota é muito forte e a gente quer fortalecer isso mais e manter vivo na memória das pessoas. Muitas pessoas morreram para que a gente tivesse um 7 de Setembro. Hoje, a gente busca essa Independência em um aspecto mais  pleno: da Justiça Social e de oportunidades para todos. Essa é uma luta contínua” avaliou o chefe do Executivo.