Com reforma de UBSF, Taquaral passa a ter equipe exclusiva para atender 450 famílias

Ampliada e totalmente reformada pela Prefeitura Municipal de Corumbá, a Unidade Básica de Saúde da Família Taquaral foi entregue para a população na manhã desta quarta-feira, 10 de setembro, como parte da programação comemorativa dos 236 anos do município.

 

Agora, a comunidade passa a contar, além de um espaço remodelado, com uma equipe que inclui: um médico, uma enfermeira, um cirurgião dentista, um auxiliar de saúde bucal, dois técnicos em enfermagem, um motorista e sete agentes comunitários de saúde.

 

“Além da reforma do prédio, é importante também termos as pessoas, essa equipe que está aqui é que faz esse espaço funcionar. Não adianta entregar prédio bonito e não funcionar, não ter gente para atender o povo, então, estamos entregando essa unidade, mas como uma equipe que já vai começar a atender de imediato”, disse o prefeito Paulo Duarte.

 

A reabertura do espaço público de saúde também trouxe nova perspectiva de vida para Francisca da Silva Maria Correa. Ela mora desde os sete anos de idade na localidade e explica que está realizando um sonho ao compor a equipe da UBSF Taquaral. Francisca foi contratada para realizar a limpeza e desinfecção da unidade e conquistou, assim, seu primeiro emprego com carteira assinada.

 

“É um prazer porque eu já sou daqui, tudo o que eu queria era trabalhar na área que eu moro, onde conheço todo mundo e todos me conhecem”, declarou a mulher que estava toda trajada com equipamentos de proteção, pronta para iniciar sua tarefa diária na conservação da UBSF.

 

Adão Fernandes dos Santos, presidente da APRAC (Associação dos Produtores dos Assentamentos de Corumbá) também se mostrou bastante satisfeito com a unidade totalmente recuperada e destacou que o melhor foi perceber que aquela não é uma entrega de figuração.

 

“Fico muito feliz por ter o posto reformado e ampliado e já em funcionamento para toda a comunidade”, disse ao cobrar uma dinâmica melhor para o fornecimento de remédios na região.

 

O presidente da APRAC foi imediatamente tranquilizado pela secretária municipal de Saúde, Dinaci Ranzi, que explicou como irá funcionar o novo sistema para oportunizar o acesso de medicamentos naquela localidade.

 

“Essa unidade vai ter médico todo o dia e uma equipe exclusiva. Vai ter um kit de medicamento e o que não tiver aqui vai ser comunicado via internet para a Farmácia Municipal. De lá, no outro dia, o medicamento chegará aqui”, garantiu ao ressaltar os investimentos feitos pela Prefeitura Municipal na área da Saúde Básica e o bom resultado trazido com a implantação do programa Mais Médicos.

 

O prefeito Paulo Duarte também lembrou participação de Corumbá no programa federal que permitiu a chegada destes profissionais a lugares que, antes, não possuíam amparo médico devido ao déficit de profissionais no interior.

 

“Estamos levando profissionais de saúde em lugares que não havia. E não é aqui somente. Lá em Albuquerque (distrito de Corumbá) agora tem médico todo dia da semana”, ressaltou.

 

A nova estrutura da UBSF Taquaral conta com uma sala de reunião, um almoxarifado, abrigo para lixo, acessibilidade para pacientes com necessidades especiais. Além disso, toda a rede elétrica e hidráulica foi trocada, o que possibilitará atendimento em saúde para 450 famílias, totalizando mais de 1500 pessoas.