Cama & Café se torna uma realidade e aumenta oferta de hospedagem

Após ser sancionado, o programa de hospedagem alternativa Cama & Café está seguindo rumo à efetivação. Reconhecido pelo Ministério do Turismo (MTur) e incentivado pela Prefeitura de Corumbá, o programa pode ser feito por qualquer pessoa, desde que tenha ao menos um quarto sobressalente em casa e possua o perfil hospitaleiro peculiar ao povo corumbaense.

 

“Essa é uma modalidade sustentável de hospedagem e uma alternativa de renda extra, além de ser uma excelente oportunidade de criar um intercâmbio cultural e social interessante para toda a família”, esclareceu a diretora-presidente da Fundtur Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes.

 

Todo o trabalho de implantação do “Cama & Café” é acompanhado pelo Sebrae/MS. “Até o mês de novembro vamos dar todo o suporte aos participantes, com capacitações em diversas áreas, principalmente na parte de gestão de negócios”, explicou a consultora Ana Trevelin, responsável pelo acompanhamento do programa em Corumbá.

 

A cidade, aliás, é a primeira do Mato Grosso do Sul a implementar essa modalidade alternativa de hospedagem. “Corumbá recebe 210 mil turistas por ano e existe uma demanda crescente de vagas, não apenas nos grandes eventos, como Carnaval, Festival América do Sul e São João, mas durante todo o ano. Nossa fronteira é um dos principais acessos para a América Latina”, destacou Hélènemarie.

 

A aposentada, Iara Lúcia Amarela e o esposo, aderiram ao Projeto Ladrilhos – Cama & Café. Ela foi uma das primeiras pessoas que buscaram se informar sobre o programa de hospedagem alternativa e já recebeu a visita da consultora Ana Trevellini, do Sebrae.

 

“Meu marido que ouviu no rádio algo a respeito do Programa e a gente foi se informar porque nossa casa foi feita considerando o conforto da minha mãe, uma senhora de 90 anos, que precisava de um banheiro somente para ela, um espaço mais confortável, mas infelizmente a mãe morreu antes da casa ficar pronta”, relata a simpática senhora que vê no negócio, além da lucratividade, uma forma de interagir com novas pessoas.