Atividades no SESI marcam o Dia Municipal do Paradesporto em Corumbá

Corumbá comemora nesta segunda-feira, 01 de setembro, o Dia Municipal do Paradesporto. A Lei 2.406, proposta pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Paulo Duarte em junho deste ano, chama a atenção da sociedade para o lazer, a prática esportiva e a inclusão das pessoas com deficiência física e intelectual.

 

A data foi celebrada com uma série de atividades na Praça do Sesi. O evento foi coordenado pela Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) e contou com o apoio de acadêmicos do curso de Educação Física do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

“Durante toda a semana, foram realizadas várias ações em comemoração ao Dia do Educador Físico, celebrado hoje, culminando com essa atividade que conta com a presença de vários profissionais da Rede Municipal e alunos da Apae”, comentou o diretor-presidente da Funec, Elvécio Zequetto.

 

“Com isso, também plantamos a semente do paradesporto na cidade. A Prefeitura vai incentivar a prática e trabalhar para permitir que novos para-atletas possam se desenvolver e representar a cidade dentro e fora do Estado”, completou Zequetto.

 

Sabah Robban, integrante do Conselho Municipal em Defesa da Pessoa com Deficiência (COMPED) e com mais de 30 anos de experiência na área, destacou a importância da data. “Essa é uma lembrança muito justa, pois não apenas comemora esse dia importante como também chama a atenção de todos para a inclusão das pessoas com deficiência”, afirmou.

 

O COMPED foi criado pela Lei Municipal n 2060, de 18 de junho de 2008, e tem por finalidade viabilizar a política de prevenção, atendimento e inclusão da pessoa com deficiência. O Conselho é formado pelas secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Cidadania e Saúde, e por entidade não governamentais.