Trabalhadores em saúde serão capacitados para atender usuários de drogas

Marcada para a sexta-feira, 29, uma capacitação para trabalhadores em saúde, visando o atendimento aos usuários de drogas, lícitas e ilícitas, como parte do Projeto Caminhos do Cuidado. A oficina está acontecendo em todo o país e, em Corumbá, será realizada no auditório da Casa dos Conselhos, na Rua Antônio Maria Coelho, entre a Cabral e Colombo.

 

A oficina é voltada para capacitação dos agentes comunitários de saúde que integram as equipes da Estratégia de Saúde da Família. A abertura está marcada para as 08 horas.

 

O projeto envolve as instituições Fiocruz (RJ), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), o Grupo Hospitalar Conceição (RS) e a Rede de Escolas Técnicas do SUS. Os cursos de formação foram iniciados em 2013 e, agora, chegou em Corumbá. A proposta é atender a totalidade dos agentes comunitários de saúde distribuídos por todos os estados e regiões do país.

 

Além desse público de agentes comunitários, o projeto abrange ainda um auxiliar ou técnico de enfermagem por cada equipe de Saúde da Família, perfazendo um total de 290.760 trabalhadores em saúde em todo o País, que estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos.

 

O Projeto Caminhos do Cuidado se configura na ‘Formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental ênfase em crack, álcool e outras drogas’, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.