Sinalização garante maior segurança ao trânsito na Cyríaco de Toledo

Após a execução das obras de recapeamento, a Prefeitura de Corumbá está implantando agora a sinalização horizontal e vertical na Rua Cyríaco de Toledo, na região sul da cidade, para garantir maior segurança no trânsito. Os serviços foram iniciados na quinta-feira, 14, e fazem parte de um programa de sinalização viária que está sendo executado pelo Poder Executivo, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat).

 

A execução da sinalização vertical e horizontal ao longo da via, entre o Guanã II e o Bairro Guarani, foi uma orientação do prefeito Paulo Duarte, em atendimento a uma reivindicação dos moradores e comerciantes da Cyríaco.

 

Durante as obras de recapeamento, Duarte visitou o local e conversou bastante com os moradores e comerciantes. Dois deles, Antônio Bordin e Adriano Morrone, por sinal, elogiaram o novo pavimento, mas demonstraram preocupação com a segurança no trânsito, algo que o prefeito já havia tratado com a sua equipe.

 

“Implantamos um novo pavimento na Cyríaco de Toledo para melhorar as condições de uma das mais importantes vias da parte alta da cidade, que tem uma grande densidade de tráfego. O trecho já executado ficou em excelentes condições e a preocupação nossa, antes mesmo da execução da obra, foi justamente a sinalização que será executada em todo o trecho”, informou o prefeito aos dois comerciantes, na época.

 

A sinalização horizontal está sendo executada desde ontem, no trecho entre as ruas José de Barros Maciel, no Guanã II, e Pernambuco, no Guarani. Esta é a primeira etapa da sinalização viária, já que estão previstas faixa de pedestres elevada, além de outros equipamentos para redução de velocidade de veículos, e maior segurança para os pedestres.

 

Recapeamento

 

O recapeamento da Cyríaco de Toledo integra a primeira etapa de um programa lançado pelo prefeito, que está permitindo melhorar sensivelmente o trânsito na cidade. Nesta etapa foi implantado um novo pavimento (Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ) em nove quadras, passando pelo Guanã I e II, Kadwéus, Nova Corumbá e Guarani.

 

O programa foi iniciado pela Rua América e Avenida Barão do Rio Branco. Já atingiu boa parte das principais vias na área central, tudo com recursos próprios, oriundos dos impostos que a população paga. A inclusão da Cyríaco nesta primeira etapa foi uma decisão do próprio prefeito, devido ao estado precário em que se encontrava.

 

Hoje, já são 60 quadras recapeadas na cidade. Ainda nesta primeira etapa, a Prefeitura executará o segundo trecho da Cyríaco, entre a Bahia e a Paraná, na Popular Nova, tão logo sejam concluídos as obras de saneamento que estão sendo executadas pela Sanesul.

 

Ainda no Bairro Guarani, uma quadra, entre a Pernambuco e Bahia, terá o asfalto refeito. É que ali vai passar uma galeria de água pluvial como parte da rede de drenagem do bairro que também terá ruas pavimentadas.