Prefeitura aproveita estiagem e recupera galeria na região leste da cidade

Construída no início da década de 80, a galeria existente no prolongamento da Rua Tenente Benedito Melquíades de Jesus, entre a Cuiabá e Dom Aquino, região leste da cidade, está sendo recuperada pela Prefeitura de Corumbá, para eliminar problemas ocorridos em sua estrutura.

 

Os serviços foram iniciados agora, em agosto, aproveitando o período de estiagem. “Com estamos sem chuva e o volume de água reduziu bastante, aproveitamos para fazer este trabalho tanto nas paredes laterais, toda a base de pedra, como também na laje, que estavam em processo de erosão”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo.

 

As duas laterais da galeria foram erguidas com utilização de pedras, um trabalho artesanal. “A construção é do início da década de 80 e, durante estes anos, ocorreram infiltrações, com a água correndo por baixo da laje, ocasionando erosão e queda de parte das paredes. A recuperação tem que ser também de forma artesanal, o que está ocorrendo agora”, explicou.

 

Conforme o secretário, os serviços se fazem necessário para evitar que a galeria seja totalmente danificada, durante períodos intensos de chuvas, com um grande volume de água. Gerson lembra que o canal recebe toda a água que desce da região do Cravo Vermelho, passando pela galeria do Cristo Redentor, Popular Velha, até chegar na galeria tronco da Rua Geraldino Maciel de Barros, implantada recentemente pelo Município.

 

“Toda esta água vem direto para esta galeria que está interligada ao Rio Paraguai, na região da Alameda Vulcano. É um trabalho minucioso, que precisa ser realizado antes de um novo período de chuvas intensas, para evitar danos maiores”, explicou.

 

Os serviços acontecem com recursos próprios do Município e foi preciso abrir um canal paralelo para escoamento da água. A intervenção, conforme o secretário, vai ocorrer em toda a extensão da Cuiabá até a Dom Aquino, totalizando cerca de 150 metros.