Povo das Águas atende ribeirinhos do alto Paraguai e São Lourenço

A Prefeitura de Corumbá iniciou nesse domingo, o atendimento às famílias ribeirinhas residentes nas regiões do alto Paraguai e Rio São Lourenço. A ação faz parte do programa social Povo das Águas que está sendo conciderada de extrema importância para atendeder moradores destas localidades de difícil acesso, especialmente nesta época de cheia no Pantanal. 

 

O atendimento começou logo cedo, nesse domingo, pela comunidade de Domingos Ramos, no Porto Maracangalha. Além da assistência odontológica, o Programa oferece aos ribeirinhos demais atividades formuladas pela Secretaria Municipal de Saúde, bem como pelas secretarias de Educação, Produção Rural e de Assistência Social e Cidadania, além da Defesa Civil e da Fundação do Meio Ambiente. Participam do programa médicos, dentistas, enfermeiras, vacinadoras, assistentes sociais, pedagogas, professoras, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, agentes de Defesa Civil, além de agentes ambientais do Município.

 

O Povo das Águas tem possibilitado à Prefeitura promover o desenvolvimento comunitário integrado e sustentável nas comunidades das regiões das águas, envolvendo todos os segmentos públicos, sociedade civil organizada e colaboradores para atendimento à população residente em áreas de difícil acesso, por meio de serviços de qualidade, como forma de minimizar as adversidades e proporcionando o exercício da cidadania.

 

Na segunda-feira, 25, a equipe estará no Porto Zequinha, das 08 às 12 horas, para atender ribeirinhos da região do Castelo, e das 14 às 17 horas, o trabalho será no Porto Santa Catarina, quando será beneficiada a comunidade da Ilha Verde.

 

Na terça, 26, o Povo das Águas estará na região do Paraguai Mirim das 08 às 12 horas. O atendimento será na própria embarcação que ficará ancorada no porto da Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança – Extensão Paraguai Mirim.

 

Neste mesmo dia, uma outra equipe atende ribeirinhos das localidades de São Francisco, Mato Grande, Bonfim e Porto Chané, das o08 às 17 horas, nos Portos do sr.  Maximino, Chané e Bonfim.

 

O terceiro dia de atendimento será na Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança – Extensão São Lourenço, das 08 às 15 horas, em atendimento a comunidade do Amolar e da Barra do São Lourenço. Também na quarta, uma equipe se desloca para a região da Fazenda Santa Mônica para um atendimento emergencial (médico, dentista, enfermeira e vacinadora), atendendo uma solicitação da comunidade local.

 

Na quinta, 28, a embarcação entra no Rio São Lourenço para atender ribeirinhos residentes até a região do Porto Novo Horizonte. Será das 08 às 15 horas. O retorno acontece no dia 29, sexta-feira. Na viagem de volta a Corumbá, serão atendidos comunidades das regiões do Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura, das 08 às 12 horas.

 

Durante a ação, a Prefeitura disponibiliza atendimentos médico, odontológicos, além de outros serviços prestados pelas secretarias de Saúde,  Educação, Produção Rural e de Assistência Social e Cidadania; da Defesa Civil e Fundação do Meio Ambiente.

 

A ação conta com participação de médicos, dentistas, enfermeiras, vacinadoras, assistentes sociais, pedagogas, professoras, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, agentes de defesa civil, além de agentes ambientais do Município.

 

O Povo das Águas é realizado pela Prefeitura sob coordenação da Secretaria de Governo e tem permitido promover o desenvolvimento comunitário integrado e sustentável nas comunidades das regiões das águas, envolvendo todos os segmentos públicos, sociedade civil organizada e colaboradores para atendimento à população residente em áreas de difícil acesso, por meio de serviços de qualidade, como forma de minimizar as adversidades e proporcionando o exercício da cidadania.