No São Gabriel, concluída mais uma etapa de qualificação pelo Pronatec

Encerrada neste mês de agosto, mais uma etapa da qualificação profissional em atendimento a pequenos produtores rurais de assentamentos localizados em Corumbá, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

 

A capacitação atendeu 30 moradores do Assentamento São Gabriel e foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR). O curso foi na área da Horticultura Orgânica.

 

A secretária Andréa Cabral Ulle destacou que o curso foi o cumprimento de mais uma etapa de um programa adotado pela Administração Municipal, visando a qualificação da população da área rural. “Concluímos, de forma positiva, mais uma etapa de um trabalho importante que é possibilitar a qualificação profissional aos moradores de áreas de difícil acesso”, comentou.

 

No entender dela, o curso permitiu um “grande avanço da comunidade que se empenhou em concluir a capacitação, mesmo diante das dificuldades diárias, tendo em vista que os assentamentos e zona rural se encontram em região de difícil acesso. Mesmo assim, o índice de desistência foi mínimo”.

 

A pequena evasão se deve ao trabalho desenvolvido pelas equipes do Poder Executivo, entre eles o CRAS Rural, que tem acompanhado e monitorando os cursos do Pronatec, articulando, mobilizando ações de integração e inclusão produtiva, para assim possibilitar o acesso ao mundo do trabalho dos alunos que participam das qualificações profissionais.

 

“Isto tem sido gratificante. Trata-se de um trabalho que está contribuindo efetivamente para o aumento de renda, integração e ascensão social dessas pessoas a partir dos princípios de sustentabilidade, produtividade e cidadania”, finalizou.