Jogos da Reme começam em Corumbá com dois mil atletas participantes

Até o dia 28 de agosto, dois mil estudantes vão dividir parte de seu tempo entre as salas de aula e os ginásios de esportes, piscinas e pista de atletismo. Eles vão representar suas instituições de ensino nos XXVI Jogos da Reme que foram abertos ontem, sexta-feira, em Corumbá.

 

A solenidade aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Barão do Rio Branco e os pequenos alunos, entre 11 e 14 anos, estão representando 20 escolas da Rede Municipal de Ensino, inscritas na competição.

 

Estão em disputa as modalidades de futsal, handebol, basquetebol, voleibol, futebol sete, xadrez, tênis de mesa, judô, natação e atletismo.

A competição é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e tem como principal objetivo estimular as práticas esportivas e trabalhar o desporto como instrumento de socialização, envolvendo alunos de 11 a 14 anos, matriculados no Ensino Fundamental da Reme.

 

A abertura contou com a participação especial da Banda Manoel Florêncio que deu um brilho maior no desfile de entrada das delegações das escolas Almirante Tamandaré, Ângela Maria Perez, Barão do Rio Branco, CAIC, Cássio Leite de Barros, Cyríaco Felix de Toledo, Clio Proença, Fernando de Barros, Izabel Correia de Oliveira, José de Souza Damy, Luiz Feitosa Rodrigues, Pedro Paulo de Medeiros, Tilma Fernandes Veiga, Djalma de Sampaio Brasil, Escolas Rurais Polo Luís de Albuquerque, Carlos Cárcano, Monte Azul, Eutrópia Gomes Pedroso, Paiolzinho e Escola das Águas Porto Esperança.

 

A Tocha Olímpica, que representa a pureza da eterna juventude, união entre diferentes nacionalidades, línguas, religiões e raças competindo por um mesmo ideal, a nobreza olímpica da amizade e da coexistência pacífica, entrou na quadra conduzida pelo atleta Luiz Gustavo Santana, da Escola Municipal Izabel Correa de Oliveira, que foi campeão da Copa Corumbá 2011, da Copa Juventude 2011, dos Jogos das Criança 2011, dos Jogos da Reme 2012, do Jogo da Juventude 2012, vice-campeão dos Jogos Escolares 2013 e dos Jogos da Reme 2013.

 

O juramento do atleta, momento em que todos os participantes se comprometem com a lealdade e respeito mútuo, aceitando colocar em prática as regras que governam com o verdadeiro espírito esportivo para a glória do esporte, foi feito pela jovem Maíra Gabriele Castelo aluna da 7ª série da Escola Municipal Barão do Rio Branco.

 

Em seu discurso, a secretária de Educação Roseane Limoeiro, agradeceu as secretarias de Governo, de Saúde, a Guarda Municipal, a Fundação de Esportes, a Agetrat, a Fundação de Cultura, ao Sesi, ao 17ª Batalhão de Fronteira e a equipe de educação, que não mediram esforços para que esses jogos acontecessem.

 

“Vamos fazer uma festa linda durante essa semana, pois o desporto é um instrumento de socialização entre os jovens, que vão mostrar o que eles fazem de melhor. Esse é o momento de vocês, se dediquem a apresentar o melhor que aprenderam na vida, na escola e especialmente na formação cidadã”, disse, se dirigindo aos atletas.

 

A cerimônia contou também com a presença do secretário de Governo Márcio Cavasana; Cristina Lanza e Luciano Costa, além de outras autoridades. A Oficina de Dança do Pantanal também participou do ato com duas belas apresentações.

 

A competição segue até o dia 28 de agosto e as disputas acontecem no Centro Popular; 17º. Batalhão de Infantaria de Fronteira; Sesi; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal, e na Escola Municipal Barão do Rio Branco.