Equipe do Povo das Águas recebe equipamentos de proteção individual

Os integrantes da equipe do programa social Povo das Águas receberam na tarde da quinta-feira, 07, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) que, além de identificar, permitirão maior segurança no desenvolvimento das ações na região ribeirinha. O material foi entrega aos trinta servidores que participam dos trabalhos e que, na noite desta sexta-feira, 08, seguem para a região do Taquari, onde acontece a quarta edição do ano.

 

Os equipamentos foram entregues pela vice-prefeita Márcia Rolon (que está respondendo pela administração durante a licença do prefeito Paulo Duarte) e pelo secretário de Governo Márcio Cavasana, à coordenadora do programa, Elisama de Freitas Cabalhero. Os kits contém quatro camisetas (2 de manga curta e 2 de manga comprida), 01 par de botas, 01 óculos de proteção, 01 lanterna, 01 colete salva-vidas, 01 protetor solar, 01 capa de chuva e 01 chapéu.

 

De acordo com Elisama de Freitas, os equipamentos são importantes para proteger a integridade física de todos os profissionais que participam do programa. “Com esses EPI’s vamos poder evitar acidentes e até doenças, uma vez que viajar por meio desse Pantanal, não é fácil, e isso vai ajudar a resguardar a nossa integridade física”.

 

Para o secretário Márcio Cavasana, a aquisição dos equipamentos foi uma decisão do prefeito Paulo Duarte para garantir a segurança dos profissionais que “mesmo com todas as dificuldades que o programa apresenta, a nossa equipe está sempre pronta para atender a população ribeirinha. Isso é muito bom”.

 

A vice-prefeita, Márcia Rolon, disse que ver o reconhecimento desse trabalho pela população ribeirinha, é muito bom. “Como costumo andar muito por esses rios com meu marido, recebo sempre elogios e agradecimentos sobre o trabalho que este grupo realiza em atendimento aos ribeirinhos. As pessoas ficam realmente agradecidas pela mudança na vida delas”, observou Márcia.

 

A técnica em enfermagem, Cristina Aparecida de Moraes Lopes Magalhaes, se sentiu mais segura ao receber o equipamento que irá protege-la do perigo. “Vai ajudar muito no nosso trabalho. O óculos, por exemplo, será importante na hora que estamos navegando nas voadeiras, vai nos proteger dos bichos e até mesmo do vento que é muito forte. Além disso, as botas vão facilitar nossas caminhadas pelos aguaceiros”, explicou.

 

Povo das Águas

 

A equipe embarca nesta sexta, às 20 horas, no Porto Limoeiro. Dessa vez, o atendimento vai beneficiar a população ribeirinha residente em regiões de difícil acesso, no Taquari. Os trabalhos serão desenvolvidos no período de 10 a 13 de agosto.

 

No domingo, 10, o atendimento acontece das 08 às 13 horas, com duas equipes. Uma vai atender moradores da região da Colônia São Domingos, no Porto Figueira, e a segunda, da Colônia Bracinho, no Porto Sairú.

 

No dia 11, a equipe estará no Porto Sagrado onde atende a comunidade da Colônia São Domingos, no período das 08 às 13 horas. No dia seguinte, 12, a ação se desenvolve no Porto Santa Ana, também das 08 às 13, em atendimento às famílias ribeirinhas da Colônia Cedro.

 

A ação será concluída no dia 13, quarta-feira, com atendimento a moradores da região do Corixão, no Porto Espora de Prata, com atendimento no Buritizal, das 08 às 13, e às famílias da região do Rio Negro e do Cedrinho, na própria embarcação, também das 08 às 13 horas. O retorno a Corumbá será na quinta-feira, 14.

 

A ação é coordenada pela Secretaria de Governo da Prefeitura e integra as secretarias municipais de Saúde, Educação, Produção Rural e de Assistência Social e Cidadania, além da Defesa Civil e da Fundação do Meio Ambiente. Participam do programa médicos, dentistas, enfermeiras, vacinadoras, assistentes sociais, pedagogas, professoras, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, agentes de Defesa Civil, além de agentes ambientais do Município.