Equipe do BOM – Pantanal fortalece parcerias com empresas da cidade

A equipe responsável pelo Banco de Oportunidade Municipal, o BOM – Pantanal, iniciou uma série de visitas às empresas estabelecidas na cidade, como forma de fortalecer as parcerias e colocar o sistema à disposição da classe empresarial, visando a inserção do trabalhador corumbaense no mercado local.

 

Trata-se de uma nova etapa que visa ampliar o ciclo de atendimento do Banco de Oportunidades, um organismo criado pelo prefeito Paulo Duarte em setembro de 2013, como parte do programa de qualificação profissional desenvolvido no Município pelo Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, e também pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com as demais pastas da Administração.

 

O BOM – Pantanal está ligado diretamente à Gerência de Trabalho e Qualificação Profissional da Casa da Cidadania. “Não se trata de um simples balcão de emprego. O Banco integra um amplo programa desenvolvido pela Prefeitura que visa qualificar o nosso trabalhador, bem como capacitar aqueles que estão fora do mercado”, disse o subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa.

 

O subsecretário foi um dos integrantes da equipe que visitou na última sexta-feira, 15, três empresas locais, acompanhado do gerente do Trabalho e Qualificação Profissional, Dilson Antônio Morais da Fonseca. “Faz parte de uma nova etapa do nosso programa de qualificação e inserção do trabalhador no mercado local. Estamos reforçando a parceria estabelecida com estas empresas, colocando o BOM – Pantanal à disposição delas, bem como os profissionais capacitados e qualificados, todos cadastrados no Banco de Oportunidade”, explicou Corrêa.

 

As três primeiras empresas visitadas foram a Preserv Construção e Montagem, Quadri Supermercados e a Vitaderme. Os contatos mantidos foram apontados pelo subsecretário, como altamente positivos, com sinalização de futuras contratações, por parte dessas empresas, de trabalhadores formados pelos cursos de qualificação do Centro Dom Bosco, que estão cadastrados no BOM – Pantanal.

 

“Foram visitas proveitosas. Mais uma vez, nossos parceiros demonstraram disposição em continuar contratando profissionais cadastrados no BOM – Pantanal. Isto é importante e só reforça a necessidade de continuarmos com os programas de qualificação e de capacitação, por meio de cursos disponibilizados no Centro Dom Bosco e também por meio do Pronatec”, enfatizou Nilo.

 

“As empresas estão ampliando seus investimentos na cidade e isto implica em novas ofertas de emprego. Temos que acompanhar este crescimento, disponibilizando mão-de-obra especializada”, explicou Nilo

 

Durante os encontros, a equipe da Prefeitura recebeu a confirmação de que estas três empresas, a exemplo de outras, estão com projetos de ampliação, o que implica em novas contratações. “Tanto a Preserv, quanto o Quadri e a Vitadermi, diante do quadro atual, demonstraram disposição em aproveitar novos profissionais cadastrados no BOM – Pantanal. Já nos colocamos à disposição deles”, revelou.

 

O Quadri Supermercados, por exemplo, deve abrir em breve, a sua terceira loja em Corumbá, “com possibilidade de implantar uma quarta, em 2015. A Preserv também está projetando uma ampliação, o mesmo o acontecendo com a Vitaderme, que vai ampliar seu salão de beleza e atender também o público masculino”, revelou o subsecretário.

 

Preserv

 

A Preserv Construção e Montagem, segundo o seu gerente, Antônio Eustáquio Adão Costa, projeta ampliar sua área de atuação, inclusive com reciclagem de restos de material de construção. Hoje, a empresa se destaca como um dos maiores empregadores de profissionais oriundos dos cursos de solda, realizados dentro do Centro Dom Bosco.

 

O próprio gerente comentou que uma pesquisa realizada pela sua empresa, constatou que a qualificação do Centro Dom Bosco, na área de Solda e Montagem, é a melhor da região. Antônio Eustáquio reforçou que continuará contratando profissionais cadastrados no BOM – Pantanal, principalmente a partir dos investimentos que estão sendo planejados pelo grupo.

 

Quadri

 

Outra empresa visitada foi o Quadri Supermercados que também já é parceiro do BOM – Pantanal. O encontro aconteceu com o gerente de Operações, Geudson Mendes Lisboa, e com a coordenadora de Recursos Humanos, Angelita Pontes. O gerente lembrou que buscou parceria com a Prefeitura logo que tomou conhecimento da criação do Banco de Oportunidade Municipal. O resultado é que, hoje, está com um grande número de funcionários oriundos do BOM, e já projeta futuras contratações com a ampliação da rede na cidade.

 

Vitaderme

 

Especializada em beleza feminina, o Vitaderme é outra empresa que projeta expansão. Segundo Alice de Camargo Freitas, proprietária do salão, um segundo empreendimento está a caminho, e que sua meta é trabalhar o público masculino. Hoje, ela já conta com profissionais formados no Centro Dom Bosco e que, com a ampliação, pretende contratar mais.

 

O gerente de Trabalho e Qualificação Profissional, Dilson Antônio Morais da Fonseca, observou que o BOM – Pantanal tem cumprido o seu papel não só de colocar a mão-de-obra no mercado, mas também fazer com que os que estão fora, consigam retornar. Além disso, informou que outros parceiros também serão visitados e que estas empresas estão demonstrando confiança e investindo em Corumbá.