Encontro do Escambo Cultural será aberto na noite desta sexta em Corumbá

Acontece nesta sexta-feira, em Corumbá, a abertura do 4º Encontro do Escambo Cultural, evento que marca as celebrações do mês da capoeira. O evento vai até o domingo, 10 de agosto, e é realizado pelo Cordão de Ouro de Mato Grosso do Sul, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

 

A abertura será às 18 horas, na sede do Cordão de Ouro, localizado na Rua 13 de Junho, 692, centro da cidade. Conforme Lamartine José, o Mestre Pernambuco, será um encontro pedagógico com apresentações culturais, além de conscientização de temáticas raciais e Salvaguarda da Capoeira no Estado.

 

“Vamos contar com a presença do Reinaldo Ramos Suassuna, o Mestre Suassuna, de São Paulo, que vai proferir uma palestra proporcionando uma visão para a construção da cidadania e da identidade cultural no processo de construção e formulação dos Conselhos de Mestre em todo país”, explicou Pernambuco.

 

O 4º Encontro do Escambo Cultural – Formação em Expressões Afrodescendente 2014 será aberto às 18 horas de sexta-feira, 08, com exibição de vídeos dos últimos trabalhos realizados nos Projetos Escambo Cultural, Capoeirando na Cidade Natureza e Vivências e Tradições da Capoeira, seguido de uma roda de apresentação das delegações participantes às 21 horas, e entrega da programação às 21h40.

 

O encontro prossegue no sábado a partir das 08 horas, aulas práticas e outras atividades no Moinho Cultural, no MUHPAN e no Iphan, todos na região do Porto Geral. À noite, a partir das 20h30, Roda de Vadiagem com os Grupos de Capoeira na sede do Cordão de Ouro. O evento será encerrado no domingo e a programação prevê a partir das 07 horas, café da manhã, batismo e entrega de graduação, além de uma solenidade de encerramento às 10 horas.