Empossados novos conselheiros dos Diretos da Pessoa com Deficiência

Os novos integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED) para o biênio 2014/2016, foram empossados na tarde da terça-feira, 26, em solenidade ocorrida na sede da Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (APAE). O evento contou com a presença da prefeita em exercício Márcia Rolon, que enalteceu o fato de ter ocorrido no interior da APAE.

 

Márcia destacou a importância do papel do COMPED que terão uma missão especial, e lembrou a sua ligação com a instituição, desde a época em que cursava a faculdade em Campo Grande. “Muitos de vocês não sabem, mas uma das minhas faculdades foi Educação Física e escolhi trabalhar com deficiências múltiplas”, revelou.

 

“O meu primeiro estágio foi na APAE de Campo Grande e depois em uma escola especializada. E foi lá que eu vi que a dança pode incluir essas crianças e em cima disso fiz a minha monografia, mostrando que a dança e a cultura possibilitam a inclusão dessas pessoas”, explicou.

 

Rolon disse que a Prefeitura realizará um trabalho em parceria com os novos conselheiros, dando sequência a um trabalho que já vem sendo desenvolvido na cidade, de inclusão social. Como exemplo citou a Oficina de Dança do Pantanal “que realiza um belíssimo trabalho na APAE, o que já ficou demonstrando nas apresentações”, observou, para lembrar que “a inclusão tem que ocorrer normalmente, sem ser necessário impor isso, mas sim de uma maneira natural”.

 

O Conselho está ligado diretamente à Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Presente ao evento, a secretária Andréa Ulle agradeceu os antigos conselheiros, destacando que o trabalho realizado foi maravilhoso. “Vocês realizaram um trabalho fantástico e nós, da Assistência Social, sempre que possível, contribuímos para o trabalho de todos. Para os novos que chegam, quero dizer que o trabalho não é fácil. Ainda existe muito preconceito na nossa sociedade, mas que com o nosso trabalho, vamos vencê-los”, concluiu.

 

O Conselho tem o papel de elaborar, acompanhar e fiscalizar os programas, projetos e serviços voltados às necessidades dos moradores como educação, saúde, desenvolvimento social, esporte, lazer, urbanismo, obras, seguranças, turismo e cultura entre outros.

 

Tomaram posse os seguintes titulares do Poder Executivo: Norma Taciana Ramos e Anny Caroline Silva Funes, da Secretaria Municipal de Assistência Social; Sabah Robban, da Secretaria Municipal de Educação, e Moacir Louveira, da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Como representantes da sociedade civil foram empossados Milton Carlos de Melo, da APAE; Everly Silva Pereira, da Associação do Centro de Equoterapia Odilza Miranda de Barros; Suellen Jarde, da Casa de Recuperação Infantil Pe. Antônio Miller (CRIPAM), e Benedito Carlos Miranda da Silva, do Lions Clube de Corumbá.

 

A primeira reunião com os novos conselheiros já foi marcada para o dia 18 de setembro na Casa dos Conselhos onde será escolhido o novo presidente do COMPED.