Délinha traz sertanejo de raiz para homenagear pais na Noite da Seresta

Em homenagem ao mês dos pais, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura, traz a Corumbá a cantora “Délinha” para a Noite da Seresta que será realizada nesta sexta-feira, 29 de agosto.

 

Reconhecida nacionalmente, como legítima representante da música sertaneja de raiz, Délinha integrou, por muitos anos, dupla com Délio e receberam, no início da carreira nos idos anos 50, o título de “o casal de onça de Mato Grosso”.

 

Atualmente, a cantora se apresenta em shows com o seu filho João Paulo. Délinha também é compositora e já gravou 18 LPs, 4 CDs e 1 DVD.

 

No próximo dia 07 de setembro, a artista completará 77 anos de idade. Delanira Pereira Gonçalves, a Delinha, é natural de Vista Alegre – município de Maracaju. Delinha viveu ali até os 4 anos de idade e já cantava marchinhas como “oh, jardineira porque estás tão triste”, mesmo não conseguindo pronunciar todas as silabas corretamente.

 

Em Campo Grande, o pai de Delinha construiu uma casa no bairro Imbirussu, no encontro da “Rua de Baixo”, com a “Rua de Cima”, que depois se tornaram, respectivamente, Avenida Bandeirantes e a Tiradentes. Ali, a família tocava um “bolicho”, armazém de secos e molhados. Um tempo depois, a família de Delinha mudou-se um pouco abaixo, no bairro Amambaí, na casa onde ela vive até hoje.

 

Estudou na escola das freiras e depois no “Estadual”, onde terminou o ginasial. Depois, para ajudar a mãe, já que esta havia se separado do pai de Délinha, ela aos 19 anos arrumou o seu primeiro emprego, e uma loja de roupas na Rua 15 de novembro, esquina com a Calógeras.

 

Nessa época, Delinha já estava noiva do primo Zézinho, que logo se tornaria o Délio, e com ela formaria uma dupla icônica para a música sul-mato-grossense. Foi com o noivo que ela aprendeu as primeiras notas musicais, permitindo que acompanhasse as canções tocando o seu violão.

 

Reverenciada como “a rainha da música de Mato Grosso do Sul”, Délinha deve executar em Corumbá grandes sucessos como “Por Onde Andei” e “O Sol e a Lua”.

 

O show acontecerá no Jardim da Independência, a partir das 20 horas, onde uma estrutura com cadeiras e praça de alimentação estará à disposição do público.

 

O projeto Noite da Seresta já se tornou tradicional na cidade, reunindo em cada edição, pessoas de várias faixas etárias que curtem o valor de uma boa música, além de ser um momento de entretenimento e lazer.