Corumbá realiza ação para lembrar o Dia de Atenção à Respiração Oral

Corumbá terá uma programação especial nesta quinta-feira, 14 de agosto. Com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, a Associação dos Fonoaudiólogos de Mato Grosso do Sul (AFAMS) e a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), celebram o Dia de Atenção à Respiração Oral com atendimento à população de uma forma geral, em especial aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

 

Duas clínicas da cidade vão disponibilizar atendimento durante todo o dia, a Nefertiti, localizada na Rua América, 1062, e a Clínica Integrada da Criança (Clinic), localizada na Rua Major Gama, entre a Colombo e Cabral, por meio de avaliação que possibilitará o diagnóstico e a melhor opção de tratamento.

 

O atendimento na Nefertiti será com a fonoaudióloga Nancy Peres, e na Clinic, com a também fonoaudióloga Silva Campanha. Ladário também faz parte do programa e a ação acontece no Hospital Naval da Marinha, com a fonoaudióloga Katelin Miyasato.

 

Segundo Nancy Peres, que é profissional da Secretaria de Saúde, as atividades integram a campanha “Como você Respira”, instituída pelo Departamento de Motricidade Orofacial da SBFa, que instituiu o 14 de agosto como o Dia de Atenção à Respiração Oral.

 

Conforme ela, este será o primeiro ano que a data é comemorada e a campanha vai permitir conscientizar a população sobre a respiração. A ação será em todo o território nacional e é voltada à promoção e educação para a saúde com foco na respiração.

 

A celebração do “Dia de Atenção à Respiração Oral” representa uma oportunidade de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no adequado encaminhamento de problemas relacionados às alterações da respiração.

 

“Como se sabe, problemas como este, afeta inclusive no aprendizado de nossas crianças. E é justamente por isso que um dos focos será justamente os alunos da Rede Municipal”, explicou, conclamando as escolas a participar das atividades.

 

O Departamento de Motricidade Orofacial da SBFa está disponibilizando materiais para a ação, incluindo um folder no qual consta um questionário subjetivo e específico sobre problemas relacionados às características e sintomas da respiração oral (nos links abaixo).

 

São 12 perguntas por meio das quais os participantes podem realizar a auto-avaliação da respiração. Após a aplicação do questionário pelo próprio indivíduo, com o apoio de profissionais, docentes e/ou acadêmicos de Fonoaudiologia, se forem identificadas alterações respiratórias, poderão ser realizados encaminhamentos para o serviço de saúde da região.