Concurso vai suprir cargos para reforçar estrutura da Saúde em Corumbá

Mais de duas mil pessoas estão realizando neste domingo, 24 de agosto, o Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos efetivos integrantes da Carreira Saúde Pública do Quadro de Pessoal do Poder Executivo.

 

As vagas disponibilizadas em edital são para cargos em níveis Superior e Médio e foram ofertadas após um recadastramento de todos os servidores integrantes do atual quadro da Prefeitura, conforme explicou o secretário municipal de Gestão Pública, Luiz Henrique Maia de Paula.

 

“Isso serviu como parâmetro para identificar a equipe e as necessidades ainda existentes. Como a Saúde é colocada com um setor prioritário dentro da Administração, a realização do concurso começou por ela”, afirmou.

 

Ele ressaltou ainda que dentro do levantamento, cada secretaria municipal observou também o quantitativo de funcionários temporários, já que este e futuros concursos somarão a sua finalidade a contratação de efetivos.

 

“São vagas para substituir os contratos de prazo determinado, mas todo esse trabalho vem respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal”, observou.

 

No caso da Saúde, entraram na relação de oferta, cargos que ainda permanecem sem preenchimento, sobretudo na área de especialidade médicas, porém outras modalidades de profissionais foram solicitados devido ao reforço no setor com a abertura de novas unidades básicas de saúde e a iminência da inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no bairro Guató.

 

O secretário lembrou que com a homologação do resultado, os profissionais aprovados passarão por outra etapa antes de assumir o cargo. Esse trabalho deve ser realizado em parceira com a Escola de Governo.

 

“Vamos capacitá-los todos sobre normas do SUS, questões de serviço público para que possam ocupar esses postos de trabalho de forma que melhorem ainda mais o atendimento à população”, comentou.

 

“É uma forma de valorizar os servidores, ter qualidade de trabalho para não sobrecarregar os demais trabalhadores. No resultado, quem ganha é a população. Esse concurso tem a finalidade de melhorar mais ainda o acesso à Saúde Pública”, finalizou.

 

Para os candidatos a cargos de nível superior, a prova escrita acontece agora, no período matutino, nas escolas Fernando de Barros, localizada na Rua Fernando de Barros, s/n, no Bairro Centro América, e na Escola Cássio Leite de Barros, localizada na Rua Marechal Floriano, setor 13, quadra 09, no Bairro da Nova Corumbá. Já a prova de títulos está marcada para o período vespertino, na Escola Fernando de Barros, no horário das 14 às 17 horas.

 

Já os candidatos a cargos de nível médio, a prova escrita acontece no período vespertino nas escolas Cássio Leite de Barros; Izabel Correa, na Alameda Augusto Amaral, Lote 60, na Popular Nova; José de Souza Damy, na Rua 15 de Novembrom s/n, no Cristo Redentor; Clio Proença, na Rua José Barros Maciel, s/n, no conjunto Guanã, e na escola Ângela Maria Perez, na Rua Pará, s/n, Jardim dos Estados.

 

O concurso atraiu um total de 2.096 inscritos, sendo 559 para cargos de nível superior, e 1.537 para nível médio, que estão concorrendo a 214 vagas para profissionais da saúde, nas mais diferentes áreas, além de 155 no cadastro de reserva.