Comunidade do Jardim dos Estados vai ganhar moderno espaço multifuncional

O prefeito Paulo Duarte visitou as obras da moderna Praça de Esporte e Cultura que está sendo construída no Jardim dos Estados, região sul de Corumbá, que deverá ser entregue durante as comemorações do aniversário da cidade (completa 236 anos em 21 de setembro), e terá uma gestão compartilhada integrando o Poder Executivo e a comunidade.

 

Acompanhado do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo, Duarte visitou toda a estrutura desse moderno espaço multifuncional que está sendo construído por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. A estrutura faz parte de um projeto desenvolvimento pelos Ministérios da Cultura; Esportes; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Justiça; Trabalho e Emprego, e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

O moderno equipamento está sendo construído ao lado da Creche Municipal Maria Benvinda Rabello, e também do Centro de Convivência dos Idosos. Vai integrar em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em regiões com vulnerabilidade social.

 

A estrutura está sendo implantada em uma área de 11.400 m², com uma quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, CRAS, salas de aula, salas de oficina, telecentro, sala de reunião, biblioteca, cineteatro/auditório, campo de futebol, pista de caminhada com 750 metros de extensão, com acessibilidade, moderno sistema de iluminação, entre outros.

 

O campo de futebol, inclusive, terá as medidas mínimas exigidas pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) para ser considerado oficial. Serão 90 metros de comprimento por 45m de largura. As placas de grama já chegaram e serão plantadas logo após a conclusão dos serviços de base, com colocação de terra apropriada. O detalhe é que contará com iluminação própria para jogos no período noturno, e tela em volta.

 

Gestão compartilhada

 

Já visando a entrega da praça em setembro, a Prefeitura iniciou na semana passada, mais uma etapa da mobilização social da comunidade beneficiada pelo empreendimento em atendimento às necessidades elencadas pelo Ministério do Esporte, tendo em vista que a gestão da estrutura tem que ser de forma compartilhada entre o Poder Executivo e a sociedade.

 

O encontro foi na Escola Ângela Maria Perez e reuniu moradores do Jardim dos Estados e localidades vizinhas. O processo está sendo conduzido pelos integrantes da Unidade Gestora Local, nomeados pelo prefeito Paulo Duarte no Decreto nº 1.320, de 25 de fevereiro de 2014.

 

O grupo, sendo o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Elvécio Zequetto, está cumprindo o papel de promover a integração do poder público com a comunidade. Nesta primeira reunião participaram lideranças locais, educadores, representantes do Centro de Convivência dos Idosos, estudantes, artistas, esportistas e moradores, que estão envolvidos no processo que definirá a Gestão Compartilhada do novo espaço. Todo o trabalho deverá estar concluído em setembro.