BOM – Pantanal encaminha mais trabalhadores para o mercado local

Trabalhadores qualificados pelos programas desenvolvidos pela Prefeitura de Corumbá estão ganhando espaço no mercado local. Um exemplo disso foi o encaminhamento de 96 pessoas para um processo de seleção desencadeado pelo Supermercado Quadri, que está contratando profissionais para compor seu quadro de funcionários, na terceira loja que o grupo está abrindo na cidade.

 

Os trabalhadores foram encaminhados pelo Banco de Oportunidade Municipal, o BOM – Pantanal, ferramenta disponibilizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que funciona no Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, coordenado pela Gerência do Trabalho e Qualificação Profissional da Casa da Cidadania.

 

Segundo o subsecretário de Assistência Social, Nilo Corrêa, os 96 trabalhadores fazem parte do cadastro do BOM – Pantanal, instrumento criado por meio de decreto assinado pelo prefeito Paulo Duarte em 30 de setembro do ano passado, como forma de facilitar a entrada no mercado de trabalho das pessoas que estão se qualificando tanto no Centro Dom Bosco, bem como por meio do Pronatec.

 

“Estes profissionais estão sendo apresentados aos empresários locais por meio do BOM – Pantanal. Os contatos com as empresas estão sendo mantidos com frequência e o Grupo Quadri, que é um de nossos parceiros, está ofertando 74 vagas. Encaminhamos 96 para este processo de seleção”, explicou Nilo. “O BOM – Pantanal tem sido importante e os empresários estão interessados em absorver os trabalhadores qualificados pela Prefeitura e cadastrados no BOM. Prova disso é o Quadri que vai abrir sua terceira loja nos próximos dias e já projeta uma quarta para 2015”, destacou.

 

“Estamos confiantes em novos investimentos na nossa cidade. O prefeito Paulo Duarte tem buscado novos parceiros e, com certeza, o BOM terá um papel relevante, pois além de encaminhar para o mercado de trabalho, é também porta de entrada para capacitar os trabalhadores, por meio do Treinão-Corumbá”, disse Nilo, se referindo também ao programa que está atendendo pessoas após os cursos de qualificação.

 

Segundo o subsecretário, estas parcerias com as empresas tem sido de fundamental importância. “Cada vez mais se percebe que o mercado de trabalho esta mais exigente e que a qualificação é essencial. Por isso as pessoas devem procurar os cursos existentes na cidade, no Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, Pronatec, como também dos nossos parceiros, SENAI e SENAC. É importante lembrar que grande parte dos cursos são gratuitos”, complementa.

 

O gerente de Trabalho e Qualificação Profissional, Dílson Antônio Morais da Fonseca, explicou que os candidatos encaminhados atendem o perfil solicitado pela empresa. Ele demonstra confiança na seleção dessas pessoas, salientando que o processo está em pleno andamento.

 

O BOM

 

Dilson lembra ainda que, hoje, o BOM está com 708 pessoas cadastradas. Observa, no entanto, que muitos trabalhadores acabam perdendo oportunidades, devido à troca de números de aparelhos telefônicos. “Quando surge a oportunidade, entramos em contato com aquela pessoa cadastrada que se encaixa no perfil solicitado. No em tanto, muitos acabam trocando de telefone e isto dificulta o contato”, explica.

 

E é justamente para solucionar tais tipos de problemas que o gerente pede aos trabalhadores com currículos cadastrados no BOM, para atualizar informações, evitando perder oportunidades de trabalho. “Isto pode ser feito por telefone e quem ainda não está cadastrado, basta entrar no site da prefeitura (www.corumba.ms.gov.br) no link Banco de Oportunidade Municipal e cadastrar o currículo. O telefone disponibilizado é o 3907-5322.