Sesc Corumbá abre a exposição “Alma de Artista”, de Patrícia Helney

O Sesc Corumbá abre na próxima segunda-feira, 28 de julho, às 08 horas, a exposição “Alma de Artista”, com obras da artista plástica Patrícia Helney. A mostra pode ser até o dia 29 de agosto.

 

Na obra de Patrícia Helney, o público poderá observar uma série de exposições e obras, em mais de 30 anos de trajetória, que dão significado a uma procura permanente de ser e estar no mundo em que ela vive.

 

Patrícia, que nos últimos dez anos percorreu o mundo expondo sua obra e angariando reconhecimento, se diz festeira, e no relatório cromático de sua obra, essa alegria transparece nas cores vivas, mostrando seu espírito transparente que superou o estado das coisas.

 

O amor à arte faz parte de sua educação na vida. Foi fortalecido pela prática e pela rebeldia. Essa artista foi se apaixonando pela sua obra a partir de sua produção. A cada dificuldade ela respondia na pintura a sua expressão pela imagem. Isso marcou seu amor pelo trabalho. Suas cores são profundas, e seus traços variados contam várias histórias dentro de um mesmo tema.

 

A artista produz documentários ilusórios sobre as coisas da natureza assistida e registrada em quadros, fotogramas sentimentais de tintas sobre telas em um resumo continuado de momentos.

 

A professora do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marlei Sigrist, destaca que Patrícia Helney tem usado com bastante desenvoltura e criatividade destes canais. Em suas telas a representação figurativa das festas populares brasileiras com ênfase nas comemorações de Mato Grosso do Sul privilegia o homem em seus momentos alegres e coletivos.

 

A proposta do Sesc ao promover exposições artísticas é contribuir no trabalho de formação do olhar e estímulo da criatividade numa tentativa de formar sujeitos com uma visão mais crítica do mundo à sua volta;  resgatar, na nossa cultura, os valores artísticos regionais e nacionais, divulgando a produção artística do país, e facilitando o conhecimento sobre os movimentos artísticos brasileiros. E, por fim, regularizar e sistematizar a exibição de exposições artísticas, nas Unidades Operacionais que constituem o Sistema SESC, incentivando a formação estética do público, através da apreensão da gramática visual e contextualização histórica das imagens; – produção como auto expressão.

 

Serviço – O Sesc Corumbá está localizado na Rua Domingos Sahib, 570 – Centro. Informações 3232-3130.