Projeto “Adote seu Quarteirão” será desenvolvido em três unidades de saúde

Projeto “Adote um Quarteirão” começa ser desenvolvido em Corumbá e, em um primeiro momento, vai atender três unidades de saúde, beneficiando moradores dos bairros Beira Rio, Borrowiski, Cristo Redentor, Vitória Régia e centro da cidade. A ação integra o programa de Educação Popular em Saúde (EPS), que está sendo implementado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, conforme o que dispõe a Política Municipal de Humanização em Saúde, criada por meio da lei 2.387, sancionada em maio deste ano pelo prefeito Paulo Duarte.

 

O projeto, segundo a secretária Dinaci Ranzi, será uma experiência para Corumbá. Será desenvolvido nas Estratégias de Saúde da Família Beira Rio, beneficiando as comunidades do Beira Rio e Borrowiski; Pedro Paulo II, para atender quem reside na região central, e Vitória Régia, para a comunidade do próprio conjunto e parte do Cristo Redentor.

 

A proposta é promover práticas educativas com as famílias dessas regiões, possibilitando a interação entre o conhecimento técnico e o popular, por meio do diálogo, respeitando a realidade e o conhecimento dos moradores daquela comunidade. As atividades envolverão, além de rodas de conversa, ações educativas voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças e outros agravos.

 

Segundo Dinaci, as ações deverão envolver o maior número de pessoas do quarteirão escolhido pelas famílias áreas de abrangência da Estratégia de Saúde, em estudo e o primeiro encontro nas Unidades Básica de Saúde da Família acontece na segunda-feira, 07, no Beira Rio; dia 08, terça-feira, no Pedro Paulo II, e dia 11, no Vitória Régia, quando acontece o lançamento oficial do programa Educação Popular em Saúde, projeto “Adote seu Quarteirão”, às 14 horas.