Projeto “Adote seu Quarteirão” é desenvolvido em três unidades de saúde

Três unidades de saúde de Corumbá iniciaram esta semana, o projeto “Adote seu Quarteirão” que integra o programa de Educação Popular em Saúde (EPS), implementado a partir da lei nº 2.387, sancionada em maio pelo prefeito Paulo Duarte, que dispõe sobre a Politica Municipal de Humanização em Saúde.

 

O projeto está sendo desenvolvido em três unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF): Beira Rio, Pedro Paulo II e Vitória Régia. O lançamento oficial aconteceu na tarde dessa sexta-feira, 11, na Unidade do Vitória Régia, com  presença da secretária de Saúde Dinaci Ranzi, além de integrantes da pasta

 

Dinaci explicou que a iniciativa busca promover práticas educativas com as famílias das regiões atendidas, “possibilitando a interação entre o conhecimento técnico e o popular, através do diálogo, respeitando a realidade e o conhecimento dos moradores de cada comunidade”, destacou.

 

As atividades contarão com rodas de conversa, ações educativas voltadas para a promoção da saúde, bem como ações de prevenção a doenças e outros agravos.

 

A secretária explicou ainda que na unidade do Vitória Régia, a proposta é trabalhar com crianças, “orientando-as desde cedo para que adotem hábitos de vida saudáveis, através da higiene, do cuidado com a casa onde mora, sua rua e contribuindo do seu jeitinho, inclusive envolvendo a família”, observou.

 

A inovação desse projeto é que uma das Unidades de Saúde já está trabalhando com crianças, em parceria coma a Escola Municipal Fernando de Barros e Acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Anhanguera, atendendo 60 crianças.

 

Para a enfermeira Edneia Félix o trabalho está sendo importante. Conforme ela, “estas pequenas rodas de conversas e atividades lúdicas possibilitam que as crianças troquem ideias e saberes sobre noções de saúde, a higiene do corpo, a limpeza e organização do espaço onde habita”.